Tempo
|
A+ / A-

EUA

Donald e Melania Trump testam positivo à Covid-19

02 out, 2020 - 06:26 • Sofia Freitas Moreira com agências

Anúncio foi feito esta sexta-feira de madrugada através do Twitter. O casal está em quarentena.

A+ / A-

Veja também:


Donald Trump e a mulher, Melania Trump, confirmaram, esta sexta-feira, que testaram positivo para a Covid-19. O anúncio foi feito pelo presidente norte-americano através do Twitter.

“Vamos começar a nossa quarentena e processo de recuperação imediatamente. Vamos ultrapassar isto juntos!”, escreveu Trump no tweet publicado na madrugada desta sexta-feira.

A notícia chega algumas horas depois de o presidente norte-americano ter avançado que a sua assessora, Hope Hicks, estava infetada com o novo coronavírus.

Trump, que tem 74 anos, tinha iniciado uma quarentena enquanto aguardava os resultados do teste. Melania Trump tem 50 anos.

“A primeira-dama e eu estamos à espera dos resultados do nosso teste”, escreveu o chefe de Estado dos EUA, na rede social. “Entretanto, estamos a iniciar o nosso processo de quarentena”.

Na sequência das próximos eleições presidenciais, a 3 de novembro, o presidente norte-americano tem mantido uma agenda de viagens ativa, tendo percorrido vários pontos do país, nas últimas semanas. Participou em vários comícios com milhares de pessoas, apesar dos avisos de profissionais de saúde pública contra a realização de eventos com grandes multidões.

De acordo com a agenda oficial, Trump, candidato a um segundo mandato na Casa Branca, ia deixar Washington esta sexta-feira, a meio da tarde, para participar num comício eleitoral na Flórida (sudeste).

"Ela deu positivo", disse Donald Trump à estação de televisão Fox News, confirmando as notícias da imprensa sobre Hope Hicks, conselheira presidencial.

"Acabei de fazer o teste, veremos", afirmou, acrescentando que a mulher, Melania, também tinha realizado um teste.

"Vou obter os resultados esta noite [quinta-feira] ou amanhã de manhã [sexta-feira], mas sabem, passo muito tempo com a Hope, tal como a primeira-dama", acrescentou.

"Teremos de nos submeter a quarentena? Não sei", disse Trump.

Hope Hicks estava a bordo do Air Force One com o presidente dos Estados Unidos, num voo para Cleveland (centro-leste), na terça-feira, para participar no debate eleitoral com o candidato democrata à Casa Branca Joe Biden. A conselheira também viajou com Trump na quarta-feira, para o estado de Minnesota (centro-oeste), onde decorreu uma reunião de campanha.

O presidente dos EUA submete-se regularmente a testes à Covid-19, embora a frequência exata destes testes não seja conhecida.

A primeira-dama, Melania Trump, também já recorreu ao Twitter para comentar a situação.

"Assim como muitos norte-americanos fizeram este ano, o presidente norte-americano e eu estamos em quarentena em casa depois de termos testado positivo para a Covid-19", lê-se na publicação. "Sentimo-nos bem e adiamos todos os compromissos que tinhamos agendado".

Os Estados Unidos registaram 884 mortos e 46.164 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Com este último balanço o país atingiu um total de 207.789 óbitos e 7.277.759 casos confirmados.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 34 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    02 out, 2020 Trofa 08:28
    Trump é igual a Bolsonaro só show off, alguém acredita que estão ou estiveram infetados?
  • José J C Cruz Pinto
    02 out, 2020 ILHAVO 06:36
    E a culpa é dos chineses, claro.

Destaques V+