Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crise na Bielorrússia

Mais de 440 novas detenções na Bielorrússia. Sassoli critica situação "inaceitável"

21 set, 2020 - 16:40 • Redação com lusa

No domingo, a polícia bielorrusa deteve 442 pessoas que participaram nas "marchas da justiça" em várias cidades do país, em protesto contra o Presidente Lukashenko. Esta segunda-feira, presidente do Parlamento Europeu encontrou-se com ex-candidata da oposição, Svetlana Tikhanovskaya.

A+ / A-

O presidente do Parlamento Europeu considerou esta segunda-feira "inaceitável" a situação na Bielorrússia, no final de um encontro com a ex-candidata da oposição às presidenciais do país, Svetlana Tikhanovskaya.

“A situação atual é inaceitável”, salientou Sassoli, apelando ao Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, que liberte todos os detidos e dialogue com o Conselho de Coordenação – um conjunto representativo da oposição democrática do qual Svetlana Tikhanovskaya faz parte — e representantes do povo bielorrusso.

O encontro de Sassoli com Tikhanovskaya aconteceu um dia depois de mais de 440 manifestantes terem sido detidos em protestos renovados contra Lukashenko, que é acusado de "fraude eleitoral" na sequência das presidenciais de 9 de agosto.

De acordo com dados avançados esta manhã pelo Ministério do Interior bielorrusso, foram detidos em todo o país 442 manifestantes que participavam na “marcha da justiça”, que, só na capital, Minsk, juntou cerca de 50 mil pessoas, segundo a imprensa local, número inferior ao registado em domingos anteriores.

Bielorrússia e a luta por eleições honestas. "Nunca vamos esquecer o que nos fizeram. Estamos fartos de ter medo"
Bielorrússia e a luta por eleições honestas. "Nunca vamos esquecer o que nos fizeram. Estamos fartos de ter medo"

Em Minsk foram detidas 226 pessoas, segundo o Ministério, que diz ter contabilizado um total de 20 mil manifestantes em 24 protestos não autorizados em todo o país.

Após a reunião com a ex-candidata da oposição bielorrussa, o presidente do PE lembrou que ainda há centenas de bielorrussos detidos, muito dos quais foram torturados.

“Há 45 dias que o povo protesta nas ruas exigindo o direito a escolherem o futuro para o seu país”, referiu ainda.

Na sua deslocação a Bruxelas, Tikhanovskaya participou num debate com eurodeputados da comissão de Negócios Estrangeiros do PE sobre situação na Bielorrússia e encontrou-se com os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE), junto de quem reclamou o apoio ao movimento democrático bielorrusso.

As presidenciais de 9 de agosto deram a vitória a Alexander Lukashenko, no poder há 26 anos, o que é contestado pela oposição e não é reconhecido pela UE.

Nos primeiros três dias de protestos a seguir às eleições foram detidas 6.000 pessoas. A seguir, o número de detenções baixou, mas nas últimas semanas voltou a aumentar, elevando-se agora a 10.000 desde o início dos protestos.

A repressão policial fez por outro lado seis mortos e centenas de feridos, segundo a oposição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+