Tempo
|
A+ / A-

Lesbos. Grécia só processará pedidos de asilo de quem entrar no novo campo

14 set, 2020 - 12:03 • Lusa

Alerta do governo surge face à relutância de muitos migrantes em entrar nas novas instalações. Ministro garante que no novo campo há mais medidas de segurança do que na rua e promete que o serviço de asilo funcionará "normalmente".

A+ / A-
Migrantes do campo de Moria em protesto por “liberdade” e melhores condições
Migrantes do campo de Moria em protesto por “liberdade” e melhores condições

O Governo grego avisou, esta segunda-feira, que apenas os refugiados que se instalarem no novo campo de migrantes da ilha de Lesbos, que substitui temporariamente o campo de Moria, terão o direito de ter o seu pedido de asilo processado.

O ministro das Migrações grego, Notis Mitarakis, fez este alerta face à relutância de muitos migrantes em entrar nestas novas instalações, visto que o seu único objetivo é deixar a ilha do Mar Egeu, que consideram um inferno, o mais rapidamente possível.

Em declarações à rádio privada Parapolitika, o ministro sublinhou que todos os que têm direito à proteção internacional e, portanto, têm perfil de refugiado, podem sair da ilha.

De acordo com Mitarakis, cerca de cinco mil camas foram instaladas nas tendas fornecidas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para as Migrações (ACNUR) até agora, número que vai dobrar até ao meio desta semana.

Migrantes hesitam em instalar-se no novo campo temporário. "É um segundo inferno, um segundo Moria"
Migrantes hesitam em instalar-se no novo campo temporário. "É um segundo inferno, um segundo Moria"

O ministro afirmou que no novo campo há mais medidas de segurança do que na rua e prometeu que o serviço de asilo funcionará "normalmente".

Mitarakis sublinhou ainda que o novo acampamento Kará Tepé, localizado a apenas dois quilómetros da capital de Lesbos, Mitilene, é provisório, pois o plano continua a ser a construção de um definitivo, “independente da reação da comunidade local”.

Desde o incêndio no campo de migrantes de Moria, não são apenas os quase 12 mil migrantes e refugiados que resistem a entrar no campo, pois a população local também protestou repetidamente contra a instalação de um novo centro de refugiados, temporário ou permanente.

Portuguesa em Moria descreve “cenário pós-apocalíptico” depois de incêndio
Portuguesa em Moria descreve “cenário pós-apocalíptico” depois de incêndio

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, anunciou no domingo que pretende pedir apoio à União Europeia (UE) para a construção conjunta do campo permanente, que, segundo os planos de Atenas, será uma instalação fechada com entrada e saída controladas.

Milhares de famílias dormem no asfalto, nas calçadas ou no campo em Lesbos há várias noites, depois dos gigantescos incêndios de terça e quarta-feira, que destruíram o centro de registo e de identificação de Moria, sem causar vítimas.

Este campo foi criado em 2015 para limitar o número de migrantes provenientes da vizinha Turquia para a Europa.

Mais de 12 mil pessoas viviam no campo, incluindo quatro mil crianças.

Nos últimos anos, a falta de higiene e a sobrelotação no campo de Moria têm sido criticadas por Organizações Não-Governamentais de defesa dos direitos dos refugiados, que regularmente têm apelado às autoridades gregas para que transfiram os requerentes de asilo mais vulneráveis para o continente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+