Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Sobe para 15 o número de mortos nos incêndios

11 set, 2020 - 06:43 • Redação com agências

Bombeiros de todo o país foram chamados a ajudar para tentarem conter as chamas. Milhares de casas foram destruídas e mais de meio milhão de pessoas foram obrigadas a fugir.

A+ / A-

As chamas que não dão tréguas às autoridades e já obrigaram a centenas de evacuações já provocaram 15 mortos: 10 na Califórnia e outros cinco no Washington e Oregon.

Bombeiros de todo o país foram chamados a ajudar para tentarem conter as chamas. Até quinta-feira mais de cem fogos, em 12 estados, consumiram quase dois milhões de hectares.

Um incêndio que lavra há semanas no norte da Califórnia tornou-se no mais mortífero deste ano naquele estado norte-americano, depois de as autoridades anunciarem mais sete mortes, elevando para dez o total nos últimos dias.

As autoridades receiam que o número de mortos venha a aumentar, numa altura em que há, pelo menos, 16 pessoas desaparecidas e em que as equipas de socorros lutam para conseguir chegar às áreas devastadas pelo fogo.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, falou na quinta-feira com o governador daquele estado, Gavin Newsom, para expressar "condolências pela perda de vidas e reiterar o total apoio da administração para ajudar os que se encontram na linha da frente dos incêndios", segundo o porta-voz da Casa Branca, Judd Deere.

Incêndios na Califórnia. Batido recorde de área ardida em 33 anos
Incêndios na Califórnia. Batido recorde de área ardida em 33 anos

Perto de 4.000 casas e edifícios já arderam em todo o estado, num incêndio que está ativo há semanas.

Foram emitidos alertas ou ordens de evacuação em três condados californianos, afetando cerca de 20 mil pessoas.

Os incêndios continuam a devastar a costa oeste dos Estados Unidos, forçando milhares a fugir e destruindo centenas de habitações.

Cerca de 14 mil bombeiros continuam a combater as chamas de 29 grandes incêndios florestais, do estado de Washington, que faz fronteira com o Canadá, até San Diego, no sul da Califórnia.

Além dos dez mortos no condado californiano de Butte, outras três pessoas morreram na quarta-feira no estado do Oregon, incluindo uma criança de 12 anos. No estado de Washington, um bebé de um ano morreu na quarta-feira.

O Oregon está a enfrentar incêndios "sem precedentes" na sua história, segundo a governadora, Kate Brown, que previa, na quarta-feira, "numerosas perdas, em termos de edifícios e vidas humanas".

Vários estudos nos últimos anos têm ligado os cada vez maiores incêndios florestais nos EUA com o aquecimento global provocado pela queima de carvão, petróleo e gás.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+