Tempo
|
A+ / A-

Militante do Estado Islâmico condenado a perpétua na Turquia por ataque em 2017

07 set, 2020 - 20:33 • Lusa

Ataque em discoteca na passagem de ano, mais tarde reivindicado pelo grupo extremista, provocou 39 mortos e 79 feridos, na sua maioria estrangeiros.

A+ / A-

Um tribunal turco condenou esta segunda-feira a prisão perpétua um militante do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) no processo do ataque armado durante a passagem de ano numa discoteca de Istambul, em 2017, que provocou 39 mortos.

Albulkadir Masharipov, natural do Uzbequistão, foi condenado por pertença a um grupo terrorista, por homicídio e tentativa de derrube da ordem constitucional, entre outras acusações. A sentença do tribunal de Istambul foi de 40 condenações separadas de prisão perpétua.

No início do dia 01 de janeiro de 2017, um homem com uma arma semiautomática irrompeu na discoteca Reina de Istambul, onde centenas de pessoas celebravam o início do Ano Novo. O EI reivindicou mais tarde o massacre.

O atentado também provocou 79 feridos. Diversas pessoas lançaram-se às águas do Bósforo para escapar ao ataque. A maioria das vítimas era estrangeira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+