Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alemanha faz ultimato à Rússia: explicações sobre Navalny ou sanções europeias

06 set, 2020 - 12:35 • Redação com Lusa

O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, ameaça também suspender o projeto Nord Stream 2, o gasoduto germano-russo em construção no Mar Báltico.

A+ / A-

A Alemanha, que atualmente preside à União Europeia, iniciará discussões sobre possíveis sanções contra a Rússia se Moscovo não der "nos próximos dias" explicações sobre o envenenamento de Alexei Navalny, avisou o chefe da diplomacia alemã este domingo.

Em entrevista ao diário alemão "Bild", Heiko Maas salientou que, se a colaboração da Rússia no esclarecimento da suspeita de envenenamento de Navalny não for mais além do que uma “cortina de fumo”, isso será mais um indício de que “tem algo a esconder”.

"Estabelecer ultimatos não ajuda ninguém, mas se nos próximos dias o lado russo não ajudar a esclarecer o que aconteceu, então teremos de discutir uma resposta com os nossos parceiros", sublinhou, acrescentando que as sanções que fossem decididas teriam de ser "direcionadas".

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, “muitos indícios” apontam para que o Estado russo esteja por detrás da suspeita de envenenamento de Alexei Navalny com uma substância neurotóxica do tipo "novichok". Maas assinalou que “apenas um grupo muito pequeno de pessoas” têm acesso a este tipo de agente tóxico.

Maas ameaça suspender gasoduto conjunto


O ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha ameaçou, inclusive, ainda que de forma reticente, interromper o projeto Nord Stream 2, o gasoduto germano-russo em construção no Mar Báltico.

"Em todo o caso, espero que os russos não nos obriguem a mudar a nossa posição relativamente ao Nord Stream 2”, frisou.

Ainda assim, Maas sublinhou que interromper o gasoduto quando a obra, que envolve mais de 100 empresas de 12 países europeus, metade das quais alemã, está praticamente concluída prejudicaria também as empresas alemãs e europeias. "Quem exige isso tem de estar consciente das consequências", frisou.

O chefe da diplomacia alemã referiu, de qualquer forma, que suspender o projeto Nord Stream 2 não faria justiça ao caso Navalny.

Alemanha tem provas, Trump ainda não as viu


Na quarta-feira, o governo da Alemanha disse ter "provas inequívocas" de que Alexei Navalny, líder da oposição ao governo da Rússia, foi envenenado com uma substância neurotóxica "do tipo 'novichok'".

Questionado sobre o caso, no sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump salientou que ainda não tinha visto provas de envenenamento, apesar de classificar o caso como "trágico e terrível".

A Alemanha, a União Europeia e a NATO exigiram, nos últimos dias, à Rússia uma investigação completa e transparente do caso.

Este domingo, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Dominic Raab, referiu, em declarações à Sky News, que a Rússia tem de responder a "um conjunto de perguntas muito sérias" sobre Navalny.

A Alemanha informou os seus aliados na NATO das conclusões apuradas, até então, dos exames realizados a Navalny. O opositor russo encontra-se hospitalizado desde 22 de agosto, em coma, num hospital de Berlim, para onde foi transferido da Sibéria, onde esteve internado dois dias após perder a consciência durante um voo para Moscovo.

O Novichok integra um grupo particularmente perigoso de agentes neurotóxicos russos que foram proibidos, em 2019, pela OPCW. A conceção deste tipo de agente neurotóxico por cientistas soviéticos remonta aos anos de 1970 e 1980, as últimas décadas da Guerra Fria.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+