Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Uma das possiveís vacinas para a Covid-19 terá custo abaixo dos 10 euros por dose

05 set, 2020 - 21:36 • Lusa

Presidente do laboratório francês Sanofi garantiu que “os franceses e os europeus terão a vacina ao mesmo tempo que os doentes americanos".

A+ / A-

Veja também:


A vacina em desenvolvimento pelo laboratório francês Sanofi e pelos britânicos da GSK para a Covid-19 terá um preço abaixo dos 10 euros por dose, assegurou este sábado o presidente da Sanofi France, Olivier Bogillot.

“Ainda não está bem definido. Estamos em vias de medir todos os custos de produção que serão nossos nos próximos meses", disse o líder da companhia farmacêutica, saudando a "partilha de riscos com os Estados" que permite ter preços "tão baixos quanto possível" e deixando uma garantia: “Estaremos a menos de 10 euros por dose”.

Confrontado com o custo de cerca de 2,50 euros por dose da vacina desenvolvida pelo concorrente AstraZeneca, Olivier Bogillot justificou a diferença com o facto de a sua empresa apostar na utilização de recursos internos, como os “próprios investigadores e as próprias fábricas”, ao passo que a companhia anglo-sueca “externalizou a produção” em larga escala.

Paralelamente, o presidente da Sanofi reiterou que “os franceses e os europeus terão a vacina ao mesmo tempo que os doentes americanos".

Segundo os dados avançados pela empresa, os Estados Unidos terão cerca de 100 milhões de doses, os europeus receberão 300 milhões e a Grã-Bretanha irá ser contemplada com 60 milhões de doses.

Olivier Bogillot enalteceu ainda a importância da colaboração com o concorrente britânico, assumindo que “não é comum” haver a junção de forças numa investigação desta dimensão, mas considerou ser “bastante saudável nesta guerra contra a Covid-19".

A pandemia de Covid-19 já provocou mais 875 mil mortos e infetou mais de 26,6 milhões de pessoas no mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+