Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Trump diz que não viu provas de envenenamento a Navalny

05 set, 2020 - 12:42 • Redação com Lusa

O Presidente dos Estados Unidos ressalva, contudo, que não tem razões para duvidar da Alemanha, que garante ter "provas inequívocas" de atentado à vida do opositor russo.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos da América garantiu, este sábado, não ter visto "nenhuma prova" do envenenamento do opositor russo Alexei Navalny. Donald Trump acrescentou, contudo, não ter razões para duvidar da Alemanha, que afirma ter "provas inequívocas".

"Ainda não vimos provas", disse Trump, em conferência de imprensa. O Presidente dos EUA garantiu que a Casa Branca vai avaliar cuidadosamente este caso, que classificou como "trágico e terrível".

Donald Trump reiterou que se dá bem com o Presidente da Rússia, Vladimir Putin. Ainda assim, assegurou que tem sido "mais firme com a Rússia que qualquer outra pessoa, de longe", durante o seu mandato.

Exigências de investigação e resposta


O Governo da Alemanha disse na quarta-feira que Alexei Navalny foi envenenado com uma substância neurotóxica "do tipo 'novichok'".

Questionado sobre se duvida de Berlim, Trump assegurou que não, mas afirmou que o Governo alemão "não foi definitivo".

A Alemanha, a União Europeia e a NATO exigiram nos últimos dias à Rússia uma investigação completa e transparente do caso.

A Alemanha informou este sábado os seus aliados na NATO, entre os quais os EUA, das conclusões apuradas até ao momento dos exames realizados a Navalny. O opositor russo encontra-se hospitalizado desde 22 de agosto, em coma, num hospital de Berlim, para onde foi transferido da Sibéria, onde esteve internado dois dias depois de perder a consciência durante um voo para Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+