Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Família de herói no genocídio de Ruanda acusa governo de rapto

01 set, 2020 - 17:00 • Redação com agências

Paul Rusesabagina salvou mais de mil pessoas do genocídio no Hotel des Mille Collines, em Kigali, e é acusado de cometer atos terroristas contra o Governo Ruandês.

A+ / A-

Paul Rusesabagina, ruandês da etnia hutu, foi detido, esta segunda-feira, na capital de Ruanda, Kigali, acusado de terrorismo. A família do herói que salvou 1.268 tutsis e hútus, em 1994, alega que as autoridades de Kigali o raptaram.

“Acreditamos que ele foi raptado. Está a ser detido pelo governo de Paul Kagame por falsas acusações”, lê-se na página de Facebook da filha, Carine Kanimba.

No mesmo "post", a filha de Rusesabagina sublinha que “ninguém da família falou com ele, até agora” demonstrando-se “extremamente preocupados com o seu bem-estar”.

A história de Paul Rusesabagina e de como foi um “herói” no genocídio de 1994 está retratada no filme “Hotel Ruanda”, de 2004. Com o passar dos anos, o empresário do Hotel des Mille Coliines começou a defender ideais contra a política local, passando a ser visto pelo Governo de Ruanda como “traidor”.

“Acredito que o meu pai tenha sido raptado. Ele nunca voltaria a Ruanda de livre vontade”, diz outra filha, Anaise, em declarações à BBC, sobre o pai que estava exilado na Béligica. A filha adiantou, ainda, que a última vez que souberam do pai foi na quinta-feira, através de uma chamada telefónica a partir do Dubai.

Os conflitos políticos entre Rusesabagina e Kagame escalaram em 2018, quando o hutu publicou um vídeo a denunciar Kagame. Nesse vídeo o ruandês identificava-se como o presidente do Movimento Ruandês para a Mudança Democrática e as Forças de Libertação Nacional que estava ligado a ataques em Ruanda.

“Chegou a hora de usarmos tudo o que temos para fazer a diferença em Ruanda visto que todos os meios políticos já foram tentados. Ruanda precisa de mudar”, disse Rusebagina.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+