Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Grécia constrói nova cerca na fronteira com a Turquia para evitar passagem de migrantes

31 ago, 2020 - 18:53

Com cerca de 30 quilómetros de cumprimento, cinco metros de altura e arame farpado, a nova cerca vai ser instalada na parte sul da fronteira terrestre.

A+ / A-

A Grécia vai reforçar a vigilância da fronteira terrestre com a Turquia e construir uma nova cerca para evitar a passagem de migrantes, anunciou esta segunda-feira o Governo, num momento em que as relações bilaterais pioram a cada dia.

O ministro grego de Proteção ao Cidadão, Mijalis Jrisojoidis, apresentou hoje os planos para a construção da cerca, que deve estar pronta num período máximo de oito meses.

A nova cerca, com cerca de 30 quilómetros de cumprimento e cinco metros de altura, vai ser instalada na parte sul da fronteira terrestre com a Turquia.

Na parte superior, vai estar equipada com placas de metal de 1,25 metros de altura e coroada com arame farpado.

Com esses reforços, o Governo do conservador Kyriakos Mitsotakis pretende proteger a fronteira contra qualquer tentativa de travessia ilegal.

Além disso, a cerca existente de 12,5 quilómetros, construída em 2012 e localizada na parte norte da fronteira terrestre entre os dois países, vai ser reparada.

O plano prevê ainda a construção de várias torres de observação com o objetivo de monitorizar os movimentos de migrantes na Turquia.

A maior parte da fronteira terrestre entre os dois países é delimitada pelo rio Evros (também designado Marista), cuja travessia é muito perigosa, principalmente no inverno.

Com a construção da nova cerca e o arranjo da antiga, a Grécia espera tornar muito difícil para os migrantes cruzarem as fronteiras com a Turquia.

No final de fevereiro, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou a abertura de fronteiras do seu país com a União Europeia e convidou dezenas de milhares de refugiados e migrantes e irem para a Europa através da fronteira greco-turca.

Durante cerca de 20 dias, e no meio de uma guerra verbal entre os dois países, dezenas de milhares de migrantes entraram em confrontos com a polícia e o Exército grego, que os repeliram com uso de gás lacrimogéneo e armas de fogo.

De acordo com Jrisojoidis, entre 28 de fevereiro e 28 de março, 59 mil pessoas foram impedidas de entrar ilegalmente na Grécia. Os confrontos resultaram na morte de dois migrantes, enquanto centenas ficaram feridos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    01 set, 2020 Lisboa 09:14
    Nem fechar fronteiras a 100%, nem recebê-los a todos. E muito menos ceder à chantagem do turco Erdogan. A melhor maneira de suster este surto migratório é atuar nos Países deles, reconstruindo e refazendo esses Países. Os "governos" instalados não deixam? Já se fizeram guerras por petróleo, porque não guerras por pessoas?

Destaques V+