Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19: Rússia produz mais de 15 mil doses da vacina contra o novo coronavírus

17 ago, 2020 - 15:25 • Lusa

Informação adiantada esta segunda-feira pela farmacêutica Binnopharm. A vacinação em massa da população contra a Covid-19 começa daqui a um mês e vai ser voluntária.

A+ / A-

A produção do primeiro lote da vacina russa Sputnik V, criada pela Rússia contra a covid-19, ultrapassou as 15 mil doses, declarou esta segunda-feira a assessoria de imprensa da farmacêutica Binnopharm.

Na última sexta-feira, foi anunciado o início da produção em série da vacina, sem ser especificada a quantidade, mas hoje a empresa revelou que "o primeiro lote industrial da vacina foi de 15.500 doses", segundo a agência de notícias russa TASS.

No domingo, a Rússia anunciou que a campanha de vacinação em massa contra a covid-19 começará dentro de um mês.

O diretor do Centro de Microbiologia e Epidemiologia Gamaleya, Alexandr Ginzburg, que desenvolveu a primeira vacina registada no país contra a doença, indicou que nos próximos sete ou dez dias começarão os estudos pós-registo.

Guinzburg destacou que os estudos vão durar entre quatro e seis meses, mas que isso não será obstáculo para o início da vacinação em massa da população, que, como declararam as autoridades do país, será voluntária.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu com cautela a notícia de que a Rússia havia registado a primeira vacina do mundo contra a covid-19, lembrando que esta, como as demais, deve seguir os procedimentos de pré-qualificação e revisão estabelecidos pela agência.

A vacina russa não estava entre as seis que a OMS referiu, na semana passada, como sendo as mais avançadas.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que a Rússia "saltou alguns testes" ao desenvolver a vacina e garantiu que o seu país não fará o mesmo.

O diretor dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, Francis Collins, chegou a dizer que a decisão dos investigadores da vacina russa de pular etapas - "partes fundamentais" no processo de aprovação - era comparado a uma "roleta russa".

Até ao momento, a Rússia acumula 927.745 casos de covid-19 e 15.740 óbitos, permanecendo em quarto lugar em número de infetados, abaixo dos Estados Unidos, Brasil e Índia.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 766 mil mortos e infetou mais de 21,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+