Tempo
|
A+ / A-

Onde está Juan Carlos? Jornal espanhol diz que é nos Emirados Árabes

07 ago, 2020 - 08:08 • Marta Grosso

O paradeiro do Rei emérito de Espanha é a incógnita que todos querem desvendar desde que Juan Carlos I partiu em exílio, no início de agosto.

A+ / A-

Estoril e República Dominicana foram os primeiros destinos apontados pela imprensa como os escolhidos por Juan Carlos I para o exílio. Mas, nesta sexta-feira, o jornal “ABC” garante que, afinal, o Rei emérito foi para os Emirados Árabes Unidos.

O jornal garante ter tido acesso à rota do avião: partiu de Vigo, na segunda-feira (dia 3) de amanhã e aterrou em Abu Dhabi, cidade onde Juan Carlos se costumava deslocar para assistir às corridas de Fórmula 1 (como aconteceu em novembro de 2019).

O Rei emérito de Espanha estará alojado no Emirates Palace, um dos hotéis mais luxuosos deste emirado, avança ainda o “ABC”, segundo o qual Juan Carlos I tem “relações excecionais” com o Presidente dos Emirados, Jalifa bin Zayed.

Espanha anunciou o exílio de Juan Carlos I a 3 de agosto e o Rei emérito deixou o país nesse mesmo dia. Desde então, têm sido apontados destinos prováveis do antigo governante. Estoril parecia ser a opção óbvia, mas a verdade é que ninguém sabe onde pára o monarca.

Recorde aqui os principais momentos da vida e reinado de Juan Carlos I.

Rainha Sofia não vai a lado nenhum

O marido foi-se embora, mas D. Sofia, o membro mais querido da família real espanhola, vai continua a viver no palácio da Zarzuela e mantém a sua agenda institucional.

A sua postura durante os tempos mais conturbados do reinado de Juan Carlos – nomeadamente, os que envolveram a sua amante mais recente, Corinna Larsen – fez com que a admiração dos espanhóis subisse.

Hoje com 81 anos, Sofia Margarida Vitória Frederica é filha, irmã, esposa, sobrinha, neta e mãe de reis. Nasceu como princesa da Grécia e Dinamarca e é a filha mais velha do rei Paulo da Grécia e da princesa Frederica de Hanôver.

Depois de 39 anos enquanto Rainha consorte, Sofia da Grécia passou para a sexta posição do organograma da família real, atrás das netas e do marido. Para não ofuscar a mulher do filho, Letícia, deu voluntariamente deu um passo para trás.

Neste momento, D. Sofia encontra-se de férias na residência de Marivent, em Palma, onde aguarda a chegada do Rei, Felipe VI, de Letícia e das filhas de ambos, suas netas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+