Tempo
|
A+ / A-

Descoberta

Remédio medieval pode ser a resposta às bactérias multirresistentes

29 jul, 2020 - 08:24 • Marta Grosso

Está tudo num manuscrito com mais de mil anos, onde os cientistas depositam agora novas esperanças para evitar 10 milhões de mortes causadas por infeções graves.

A+ / A-

Uma equipa de investigadores do Reino Unido fez novos avanços na descoberta de um tratamento para as infeções mais graves que ultrapasse a resistência das bactérias aos antibióticos - um problema crescente no mundo atual.

Está tudo num manuscrito medieval, que tem descrita a receita de um remédio natural, que renovou as esperanças da comunidade científica.

Conhecido como “Colírio de Bald” (“Bald's eyesalve”, em inglês), o medicamento é feito a partir de sais de cebola, alho, vinho e bílis.

A receita foi primeiro identificada em 2015, mas os cientistas descobriram agora novos benefícios. Se há cinco anos, a descoberta apontava para a ajuda na batalha contra as superbactérias, o mais recente estudo foi mais fundo e descobriu novas funcionalidades, bem como a receita pode ser aplicada na prática.

De acordo com este novo estudo – realizado na Escola de Ciências da Vida da Universidade de Warwick (Reino Unido) e publicado na terça-feira na revista “Scientific Reports” – o “Colírio de Bald” é eficaz também no tratamento de infeções diabéticas nos pés e pernas, ao combater as bactérias Acinetobacter baumannii, Stenotrophomonas maltophilia, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis e Streptococcus pyogenes num modelo de biofilme de tecido mole.


A resistência das bactérias aos antibióticos está a crescer e tornou-se num problema grave de saúde. Se esta resistência não for ultrapassada, deixará de ser possível tratar e curar muitas das infeções.

Os cientistas estimam que, se a resistência às drogas se mantiver, possam morrer 10 milhões de pessoas por ano até 2050.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+