Tempo
|
A+ / A-

Portugueses no Reino Unido criam petição para dispensa de quarentena no regresso a casa

27 jul, 2020 - 10:45 • Beatriz Lopes

Emigrantes queixam-se de não ter dias de férias suficientes para poder cumprir quarentena no regresso a Londres. Caso não cumpram, podem ser alvo de um processo disciplinar. Alguns já não veem a família há um ano.

A+ / A-

É Joana Ribeiro, enfermeira, a viver há quatro anos em Winchester, no sul de Inglaterra, a primeira signatária da petição “Permita que os imigrantes visitem as suas famílias”.

Depois de o Reino Unido ter decidido manter Portugal de fora dos corredores aéreos - o que obriga os portugueses que venham às origens a fazer quarentena quando chegarem a Inglaterra -, Joana lamenta que o governo português continue a preocupar-se apenas com a economia.

“A reação portuguesa foi evidentemente de preocupação com o turismo, sobretudo do Algarve, mas tiveram muito pouca ou nenhuma preocupação com os portugueses residentes no Reino Unido. O que acontece neste momento é que para viajarmos precisamos de ficar de quarentena no regresso. Os nossos empregadores não são forçados a permitir uma quarentena de 14 dias a quem viajou e muitos de nós não temos dias de férias suficientes para visitar Portugal e ainda poder cumprir quarentena no regresso.”, critica.

Embora o governo britânico tenha criado uma lista com algumas exceções de viajantes que ficam isentos de cumprir quarentena, - como é o caso de pessoas que vivam no Reino Unido, mas que trabalham noutro país e precisam de viajar pelo menos uma vez por semana - Joana lamenta que visitar a família não seja considerada uma prioridade.

“Eu entendo que viajar para fazer férias no Algarve não seja essencial, mas visitar a família, para muitos de nós, é. Custa-me que nenhum dos governos tenha espaço para isso nas suas agendas. Nem o governo de Inglaterra, nem o de Portugal. Conheço muitos outros casos de portugueses no Reino Unido que estão nesta situação de frustração. Tenho muitos amigos portugueses que vivem cá e já não vão a Portugal desde 2019, como é o meu caso. Entretanto, alguns tiveram filhos aqui e estão impedidos de viajar para visitar os avós dos bebés, para visitar a família e muitos deles são profissionais de saúde e têm estado na frente de combate da pandemia.”

Na esperança de que as empresas pudessem ser sensíveis a estes argumentos, alguns portugueses a viver no Reino Unido contactaram a entidade empregadora, no sentido de não cumprirem quarentena no regresso. No entanto, receberam a notícia que caso não o fizessem, seriam penalizados.

“Tenho colegas que expuseram a situação aos Recursos Humanos das empresas onde trabalham, e não foram autorizados a viajar sem cumprir a quarentena no regresso. Dizem que pode existir um processo disciplinar se o fizerem. E o que me assusta é que havendo uma segunda vaga de Covid, uma possível segunda vaga, nós não sabemos quando é que vamos poder visitar Portugal”.

Admitindo que “as saudades já são muitas”, Joana decidiu criar um abaixo-assinado para que o primeiro-ministro português ou o Presidente da República atuem, apelando ao diálogo entre governos.

“O que pretendo com a petição é que haja diálogo entre governos para permitir que os imigrantes no país possam visitar o país de origem. Nem sequer escrevi a petição em português, escrevi em inglês para poder incluir outras nacionalidades também."

"A Inglaterra nem sequer tem tido um desempenho exemplar - pelo menos não tanto quanto Portugal no combate à pandemia - e esta decisão de não incluir Portugal na lista de exceções não nos pareceu de todo justa", reforça.

Joana Ribeiro acusa ainda o consulado de Portugal de não ajudar os portugueses, nem antes nem pós-pandemia.

“Temos tido dificuldade em contactá-los para renovar documentos de identidade, por exemplo. Já tentei por e-mail, enviei um e-mail no dia 15 e ainda não tive resposta. Também já tentei por telefone. E li comentários num grupo de portugueses no Reino Unido a queixarem-se do mesmo. E a verdade é que já antes da pandemia, muitos de nós fomos obrigados a viajar para Portugal quando precisámos de algum serviço deste género (de renovação de cartões de identificação ou pedido de certidões). É claro que neste momento não podemos viajar, portanto a embaixada tem de dar forçosamente uma resposta e parece que não está a dar”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Luís Mateus
    05 ago, 2020 Albernoa - Beja 21:54
    Se o governo britânico tivesse à sua disposição estatísticas corretas e isentas, nunca Portugal teria sido colocado à margem. De referir que Portugal e Inglaterra têm desde a Idade Média a aliança mais antiga da Europa!
  • José Bastos
    29 jul, 2020 Bridgwater 05:10
    Porque não põem essa petição online para que possa ser assinada por mais imigrantes ?
  • José J C Cruz Pinto
    28 jul, 2020 Ílhavo 08:31
    Têm toda a razão no que respeita às dificuldades de renovação de documentos, mas NENHUMA no que respeita à dispensa de exigência de quatentena (com toda a solidariedade que merecem nas dificuldades em reverem as famílias). Todos somos de opinião que os nossos casos são especiais (de "corrida") e que os governos devem todos correr a satisfazer as nossas conveniências. Mas não é assim! Culpemos-nos antes a nós próprios - os que cá estamos-, que (julgando-nos os melhores do mundo no início da pandemia) fomos peneirentos e desastrados, e a lei e as autoridades inexistentes, no desconfinamento. Foi e continua assim! Deixemo-nos de TRETAS e, quanto aos nossos compatriotas, comungamos da sua tristeza mas, para além de se habituarem a cumprir leis (sem dúvida uma NOVIDADE em Portugal), pensem que (1) nem nós desejamos que nos venham transmitir a doença que efectivamente grassa por lá, (2) nem desejamos que eles se venham infectar numa das regiões, transportes, festas e festinhas, onde grassa por cá.

Destaques V+