Tempo
|
A+ / A-

Explicador

Saiba o que está em causa no Conselho Europeu dos líderes dos 27

17 jul, 2020 - 08:35 • Fátima Casanova

A cimeira começa esta sexta-feira, em Bruxelas. Trata-se de uma cimeira extraordinária de líderes dos 27, para tentar fechar um compromisso sobre o fundo de recuperação e o orçamento para 2021-27, mas a discussão tem sido difícil, por causa dos chamados países frugais.

A+ / A-

Um dos objetivos desta cimeira passa por definir um apoio financeiro para tentar mitigar o impacto da Covid-19 na atividade dos países europeus, relançando as economias dos estados-membros.

De recordar que a ideia deste fundo de recuperação começou com uma proposta feita pela França e pela Alemanha, no final de maio. Dias depois, seguiu-se um plano da Comissão Europeia e há cerca de um mês fez-se uma reunião dos líderes europeus, que não chegaram a acordo.

O outro objetivo é fechar o orçamento comunitário para os próximos sete anos.

Qual é o tamanho do envelope financeiro que está em discussão?

Estão em discussão 750 mil milhões de euros, mas os chamados países “frugais” estão a tentar baixar o valor definido pela Comissão Europeia.

A este dinheiro acresce ainda um orçamento comunitário melhorado para os próximos sete anos, superior a 1 bilião de euros.

O que se passa com os chamados países frugais?

São quatro: a Áustria, Dinamarca, Suécia e Holanda, que podem dificultar o consenso, neste conselho europeu, que é o primeiro que se realiza de forma presencial desde o início da pandemia, há cinco meses.

Estão desalinhados da Alemanha e têm resistido às propostas da Comissão Europeia.

Em causa estão os tais 750 mil milhões de euros, que, desde logo, estes quatro países acham um exagero. Criticam o equilíbrio entre subvenções e empréstimos.

A proposta prevê dois terços em subvenções (500 mil milhões de euros) e um terço em empréstimos (250 mil milhões de euros), uma parte mais pequena para evitar sobrecarregar os estados-membros com elevados níveis de dívida, mas os países frugais querem que todo o bolo seja considerado empréstimo.

Querem ainda perceber quais as condições para aceder ao dinheiro: a conduta democrática dos estados-membros.

Qual a polémica que envolveu António Costa?

O primeiro-ministro, António Costa, quis separar as águas e não fazer depender a atribuição de fundos do cumprimento dos valores da dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de Direito, valores que estão no Tratado da União. Isto, depois de ter estado reunido com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban

Enquanto isso, em Bruxelas, a secretária de estado dos assuntos europeus, na reunião que preparou a cimeira, defendeu o contrário. António Costa já se justificou, dizendo que este não é o fórum para tratar questões relacionadas com o Estado de Direito.

Quanto dinheiro é que calha a Portugal?

Se a proposta da Comissão for aprovada, Portugal poderá receber aproximadamente 26 mil milhões de euros, dos quais 15 mil milhões e meio a fundo perdido. A restante verba, seria por empréstimo.

Portugal concorda com a proposta?

Sim. António Costa disse, na quinta-feira à noite, que está disposto a aceitar a proposta que está em cima da mesa e defendeu que este conselho europeu seja conclusivo, porque a Europa precisa de ter uma resposta comum à crise económica e social que está a atravessar por causa da pandemia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Fonseca
    17 jul, 2020 Lx 09:35
    Sempre na primeira linha da informação! Continuação e longa vida!

Destaques V+