Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus. Vacina com resultados promissores

15 jul, 2020 - 00:50 • Redação

Projeto da Moderna vai entrar na fase final de testes ainda este mês.

A+ / A-

Veja também:


A primeira vacina para a covid-19 a ser testada nos Estados Unidos estará pronta para a fase final de testes. Resultados dos primeiros ensaios clínicos dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e da empresa farmacêutica Moderna revelam bons resultados ao nível da imunidade.

A vacina experimental vai entrar na fase final de testes por volta de 27 de julho e envolver 30 mil participantes.

Foram revelados, esta terça-feira, os resultados dos primeiros 45 voluntários que foram vacinados em março. Segundo os investigadores, a vacina provocou a resposta imunitária pretendida e os voluntários desenvolveram anticorpos neutralizantes.

Estes resultados e análises foram publicados na revista “New England Journal of Medicine”.

Segundo a Associated Press, mais de metade dos participantes no estudo tiveram sintomas temporários como fadiga, dores de cabeça, arrepios, febre e dor no local da injeção, mas nenhuma reação secundária grave.

Estes resultados são apenas de um grupo reduzido e de pessoas jovens, alertam os investigadores. Outros resultados não estão ainda disponíveis.

Há dezenas de empresas e laboratórios à procura da vacina e há, pelo menos, mais duas próximas da fase final de testes (uma chinesa e a da universidade de Oxford).

Os Estados Unidos estão a “patrocinar” quatro vacinas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 574 mil mortos e infetou quase 13,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+