Tempo
|
A+ / A-

Covid-19: Espanha com 125 novos casos e um óbito nas últimas 24 horas

22 jun, 2020 - 18:23 • Lusa

Três concelhos da província espanhola de Huesca retrocederam para a "fase dois" do desconfinamento, após ser detetado um surto de covid-19 no meio agrícola.

A+ / A-

O Ministério da Saúde espanhol comunicou esta segunda-feira que há 125 novos casos de pessoas infetadas com a covid-19 e uma morte provocada pela doença nas últimas 24 horas.

Os serviços sanitários espanhóis atualizaram para 246.504 o total de pessoas infetadas desde o início da pandemia, dos quais 125 novos casos confirmados hoje.

Por outro lado, já faleceram 28.324 pessoas com a pandemia, mais uma do que o total de domingo, havendo 21 óbitos notificados na última semana.

O relatório diário com a atualização da situação epidemiológico no país avança que já passaram pelos hospitais 124.880 pessoas com covid-19, tendo dado entrada na última semana 150.

Das 125 novas infeções nas últimas 24 horas, a comunidade de Aragão comunicou 33 casos, seguida da Catalunha com 24, Navarra com 21 e Madrid com 17.

O Governo da comunidade autónoma espanhola de Aragão anunciou hoje que três concelhos da província de Huesca retrocederam para a "fase dois" do desconfinamento, após ser detetado um surto de covid-19 no meio agrícola.

La Litera, Cinca Medio e Bajo Cinca regressaram assim à última fase do alívio na luta contra a pandemia, tendo sido reintroduzidas limitações nestes territórios, tais como uma capacidade de 50% no setor hoteleiro, a proibição de utilizar os bares ou uma ocupação máxima de um terço da capacidade das piscinas.

Os serviços regionais de saúde desta comunidade, que fica junto à fronteira com França, recomendaram que os habitantes dos três concelhos atingidos evitem saídas e que os das zonas limítrofes também devem evitar a zona.

O estado de emergência em vigor em Espanha desde 15 de março vai terminou à meia-noite de sábado 20 de junho, altura em que também acabaram os impedimentos à circulação de pessoas dentro do território espanhol.

A Espanha também antecipou para este domingo, 21 de junho, a abertura de fronteiras com todos os países do Espaço Schengen, mas manteve para 01 de julho a reabertura com Portugal, a pedido de Lisboa.

Huesca recua no desconfinamento

Três concelhos da província espanhola de Huesca retrocederam para a "fase dois" do desconfinamento, após ser detetado um surto de covid-19 no meio agrícola, anunciou esta segunda-feira o Governo da comunidade autónoma espanhola de Aragão.

La Litera, Cinca Medio e Bajo Cinca regressaram assim à última fase do alívio na luta contra a pandemia, tendo sido reintroduzidas limitações nestes territórios, tais como uma capacidade de 50% no setor hoteleiro, a proibição de utilizar os bares ou uma ocupação máxima de um terço da capacidade das piscinas.

Os serviços regionais de saúde desta comunidade, que fica junto à fronteira com França, recomendaram que os habitantes dos três concelhos atingidos evitem saídas e que os das zonas limítrofes também devem evitar a zona.

O conselheiro (ministro regional) da Saúde de Aragão explicou que a situação epidemiológica "não é preocupante em termos da gravidade do sistema de saúde", apesar de terem identificado a "transmissão comunitária" do vírus na região.

Aragão detetou no domingo um total de 33 novos casos do novo coronavírus na comunidade autónoma, dos quais 25 correspondem à província de Huesca, onde estão localizadas as três comarcas que regressaram à “fase dois”.

Os episódios de novas infeções ocorreram principalmente entre os trabalhadores de explorações agrícolas de produção de fruta, mas também foram detetados casos ao nível de vários agregados familiares.

O estado de emergência em Espanha terminou às 24:00 de sábado, estando agora todo o país na chamada "nova normalidade", com o fim dos entraves à deslocação de pessoas em todo o território e a abertura das fronteiras com os países europeus (Schengen) com a exceção de Portugal, a pedido de Lisboa.

O Ministro da Saúde, Salvador Illa, explicou, em declarações à rádio Cadena Ser, que este surto foi detetado numa fase prematura e que se agiu de uma forma “muito contundente".

Está a ser realizado um acompanhamento "muito especial" deste caso, que é o que mais preocupa as autoridades, embora "esteja em vias de ser controlado", segundo o ministro, que sublinhou que o resto dos surtos ativos em toda a Espanha, onze no total, já se encontram controlados.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 468 mil mortos e infetou quase 9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (119.977) e mais casos de infeção confirmados (mais de 2,2 milhões).

Seguem-se o Brasil (50.617 mortes, mais de um milhão de casos), Reino Unido (42.647 mortos, mais de 305 mil casos), a Itália (34.634 mortos e mais de 238 mil casos), a França (29.640 mortos, quase 196 mil casos) e a Espanha (28.323 mortos, mais de 246 mil casos).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+