Tempo
|
A+ / A-

"Black Lives Matter" e aquecimento global

Greta Thunberg diz que o mundo está a passar por um "ponto de mudança social"

20 jun, 2020 - 15:50 • Lusa

"As pessoas estão a começar a perceber que não podemos continuar a desviar o olhar, não podemos colocar as injustiças debaixo do tapete", afirmou a ativista sueca em entrevista à BBC News.

A+ / A-

A ativista climática sueca Greta Thunberg considerou este sábado que o mundo está a passar por um "ponto de mudança social", em referência ao movimento "Black Lives Matter" e ao aquecimento global, numa entrevista hoje transmitida pela BBC News.

"É sempre a luta pela justiça", disse a jovem de 17 anos sobre o movimento que se seguiu à morte de George Floyd, um norte-americano negro morto por agentes da polícia nos Estados Unidos.

"Parece que passamos por uma espécie de ponto de mudança social. As pessoas estão a começar a perceber que não podemos continuar a desviar o olhar, não podemos colocar as injustiças debaixo do tapete", afirmou a ativista.

Segundo Greta Thunberg, os cidadãos estão novamente a encontrar a sua voz e a entender que “de alguma forma podem realmente ter impacto", na igualdade, na justiça ou no desenvolvimento sustentável, e defendeu que as alterações climáticas sejam tratadas com a mesma urgência com que está a fazer face à doença covid-19.

A jovem, que se tornou porta-voz e símbolo do movimento juvenil de luta contra o aquecimento global, acredita, no entanto, que "a crise ecológica e climática não pode ser resolvida com os atuais sistemas políticos e económicos".

"Não é uma opinião, é um facto", vincou.

Greta Thunberg iniciou em 2018, na Suécia, o movimento Greve Climática Estudantil quando começou sozinha uma greve às aulas todas as sextas-feiras, sentando-se em frente do parlamento, para apelar para medidas para fazer face às alterações climáticas e de defesa do meio ambiente, tendo-se posteriormente tornado uma ativista climática à escala mundial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mew
    23 jun, 2020 12:27
    Menina, frequente uma escola, por favor. Vai servir-lhe para ajudar melhor os que são menos ricos do que a menina.

Destaques V+