Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Moçambique. Amnistia Internacional apela às tropas para "proteger civis"

03 jun, 2020 - 07:53 • Lusa

Cabo Delgado, província onde avança o maior investimento privado de África para exploração de gás natural, está sob ataque desde outubro de 2017. O autodenominado Estado Islâmico reivindicou alguns ataques.

A+ / A-

A Amnistia Internacional apela às tropas do Governo moçambicano para "proteger os civis enquanto realizam operações contra grupos armados em Cabo Delgado", referiu a organização em comunicado, após os confrontos dos últimos dias.

"As forças de segurança não devem usar as operações para se vingar dos ataques, atingindo residentes, mas para garantir que o grupo armado é responsabilizado por crimes contra o Direito internacional e violações de direitos humanos em Cabo Delgado", disse o diretor da Amnistia Internacional para a África Oriental e Austral, Deprose Muchena.

“O povo de Cabo Delgado tem sido vítima de uma violência horrível", concluiu.

O Governo moçambicano anunciou que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) do país recuperaram o controle da vila de Macomia, na província norte de Cabo Delgado, e abateram 78 membros, entre os quais dois cabecilhas, dos grupos que a ocuparam entre quinta-feira e sábado.

A incursão aconteceu depois de uma intensificação da violência desde março e que levou à ocupação temporária de outras vilas como Mocímboa da Praia, Quissanga e Muidumbe, com relatos de dezenas de mortes entre civis, insurgentes e militares.

Em abril, o Presidente moçambicano admitiu "violações involuntárias" dos direitos humanos pelas autoridades em Cabo Delgado.

"Em momentos difíceis como o que atravessamos, somos levados a adotar medidas robustas com vista a defender a nossa soberania e a nossa integridade territorial. Algumas dessas medidas podem involuntariamente propiciar a violação dos direitos humanos", reconheceu Filipe Nyusi, acrescentando que as denúncias devem merecer a atenção das autoridades.

Cabo Delgado, província onde avança o maior investimento privado de África para exploração de gás natural, está sob ataque desde outubro de 2017, por insurgentes classificados desde o início do ano pelas autoridades moçambicanas e internacionais como uma ameaça terrorista.

Desde há um ano, o grupo jihadista Estado Islâmico passou a reivindicar algumas das incursões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+