Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Minneapolis. Polícia que matou George Floyd é preso

29 mai, 2020 - 19:00 • Eduardo Soares da Silva com Reuters

Derek Chauvin foi detido, depois de se ter ajoelhado no pescoço de George Floyd durante vários minutos.

A+ / A-
Caso George Floyd. Jornalistas da CNN detidos em direto durante protesto contra racismo policial
Caso George Floyd. Jornalistas da CNN detidos em direto durante protesto contra racismo policial

Um dos quatro polícias envolvidos na morte de George Floyd foi detido, esta sexta-feira, segundo anunciou o comissário da polícia de Minnesota.

O polícia em questão é Derek Chauvin, que é visto no vídeo a ajoealhar no pescoço de George Floyd durante váriuos minutos, causando a sua morte.

O incidente foi filmado por transeuntes e nas imagens ouvem-se várias pessoas a criticar a atuação policial e a pedir que o agente saia de cima da vítima, que estava a ser detida.

O próprio cidadão, um afro-americano de 46 anos chamado George Floyd e que segundo a polícia terá começado por resistir à detenção, diz algumas vezes que não consegue respirar, e geme de dores, antes de deixar de reagir. Em nenhuma altura o agente retira o peso de cima do seu pescoço, pressionando a garganta contra o pavimento da estrada.

A morte de Floyd reacendeu o problema do racismo e o abuso de poder nas forças de segurança americanas.

A cidade de Minneapolis, no estado do Minnesota, nos EUA, tem sido palco de confrontos entre as forças policiais e manifestantes que protestam a morte e a impunidade dos quatro polícias, que foram demitidos das suas funções.

Embora os organizadores tenham tentado que o protesto fosse pacífico, alguns manifestantes causaram desordem.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+