Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Grécia volta à praia e enche a costa litoral de banhistas

16 mai, 2020 - 11:17 • Reuters

Para muitas pessoas na Grécia, foi a primeira incursão em um grande local público desde que o país começou a diminuir o bloqueio no início deste mês. E coincidiu com a primeira onda de calor do ano.

A+ / A-

Veja também:


Os gregos encheram o litoral do país neste sábado, dia em que mais de 500 praias foram reabertas aos banhistas. O país tenta caminhar entre a linha ténue que é proteger as pessoas da Covid-19 e revitalizar o setor de turismo do qual muitos dependem.

Para muitas pessoas na Grécia, foi a primeira incursão num grande local público desde que o país começou a diminuir o bloqueio, no início deste mês, e coincidiu com a primeira onda de calor do ano.

Os banhistas estão obrigados a respeitar as regras de distanciamento, que estipulam uma distância regulamentar entre cada guarda-sol. Não são permitidas mais de 40 pessoas por mil metros quadrados, enquanto os guarda-sol de cada um devem estar a quatro metros de distância - com toldos a menos de um metro, de acordo com um manual emitido pelo Governo.

Em Alimos, uma praia popular ao sul de Atenas, as pessoas fizeram fila desde o início da manhã para conseguir seu lugar ao sol. “É a melhor coisa para nós, idosos. Vir relaxar um pouco, depois de ficar preso", disse Yannis Tentomas, 70 anos, quando se acomodou debaixo de um guarda-sol, dizendo que estava a cumprir as regras de distanciamento: "É como uma arma na cabeça."

Numa praia vizinha, altifalantes instavam as pessoas a manter distâncias seguras umas das outras.

O levantamento do bloqueio ocorre quando países da Europa e do mundo procuram diminuir as restrições impostas para conter a pandemia e ressuscitar a economia.

Ponto de inflexão

A Grécia registrou menos casos de Covid-19 de países vizinhos - mais de 2.800 infecções com 160 mortes. A partir de 4 de maio, começou uma redução gradual do bloqueio que estava em vigor desde meados de março.

O país de 11 milhões de pessoas é um dos mais dependentes da Europa no turismo, que é responsável por um quinto de sua produção económica.

Após a reabertura das praias gregas, as pessoas poderão assistir à missa em igrejas a partir de 17 de maio, enquanto os sítios arqueológicos, incluindo a Acrópole, serão reabertos para visitantes em 18 de maio. A partir de segunda-feira, serão permitidas viagens pela Grécia continental e Creta, e de 25 de maio para as ilhas.

"Este é um ponto de virada crucial para os nossos esforços e devemos ter sucesso", disse Nikos Hardalias, ministro da Proteção Civil da Grécia.

As autoridades de turismo dizem esperar receber turistas estrangeiros em julho.

A quarentena da Grécia, o confinamento de grande parte do mundo e o cancelamento da maioria das viagens aéreas, provavelmente terá um efeito profundo num país que está apenas a começar a recuperar de uma década de turbulência financeira e austeridade.

As autoridades esperam algo entre um declínio de 5% e 10% na produção económica este ano, antes de recuperar o terreno perdido em 2021.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+