Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Islândia prestes a superar totalmente epidemia de Covid-19, anuncia Governo

07 mai, 2020 - 00:27 • Reuters

Do total de infetados no país, 97% já recuperou. Na última semana, foram registados apenas dois novos casos de infeção.

A+ / A-

Veja também:


A Islândia já eliminou quase por completo a epidemia do novo coronavírus, com 97% dos infetados já recuperados e apenas dois novos casos de infeção registados na última semana, anunciou o Governo islandês esta quarta-feira.

Após confirmar o primeiro caso de infeção no início de março, a pequena ilha do Atlântico entrou em confinamento, com escolas encerradas e grandes ajuntamentos proibidos, aplicando a par disso uma rigorosa estratégia de rastreio e testes à Covid-19 para conter a propagação do vírus.

Essa estratégia permitiu ao país com cerca de 360 mil habitantes iniciar um desconfinamento gradual em meados de abril, após ultrapassado o pico da epidemia.

"Ficámos agradavelmente surpreendidos ao ver quão rápido esta pandemia desacelerou na Islândia", refere o epidemiologista Thorolfur Gudnason em comunicado. "Contudo, é extremamente importante que continuemos vigilantes e minimizemos o risco de um novo surto."

Neste momento, a Islândia já testou 51.663 habitantes, o correspondente a mais de 14% da população, uma proporção bastante superior à da maioria dos países, em parte graças à sua pequena escala demográfica.

A maioria das restrições que tinham sido impostas foi aliviada na segunda-feira, com a abertura de escolas, cabeleireiros e museus e ajuntamentos de um máximo de 50 pessoas autorizados a partir de agora.

"57% daqueles que testaram positivo para Covid-19 já estavam isolados e em quarentena quando foram diagnosticados, o que demonstra a eficácia dessas medidas no combate à propagação do vírus", refere o Governo.

Durante os próximos tempos, a regra de manter dois metros de distância social continuará em vigor, sendo que ginásios e piscinas vão continuar encerrados, adianta o executivo. Os negócios que envolvem grande proximidade com os clientes, pelo contrário, poderão reabrir e todas as atividades com crianças poderão ser retomadas.

A Islândia regista até hoje um total de 1.799 pessoas infetadas com Covid-19, 1.750 delas já curadas. Há agora apenas 39 infeções confirmadas por curar e três pessoas hospitalizadas. No total, dez pessoas morreram, sete das quais com mais de 70 anos de idade.

Desde a chegada da pandemia à ilha, o Governo injetou cerca de 2 mil milhões de dólares na economia, em larga medida dependente do turismo. Para além das linhas de crédito, o executivo aprovou uma série de medidas para proteger e apoiar os grupos mais vulneráveis da sociedade, estudantes e desempregados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+