Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Missouri processa China por perdas financeiras

22 abr, 2020 - 09:00 • Reuters

Estado americano alega negligência do Governo chinês e pede uma compensação financeira pelas drásticas consequências económicas que o novo coronavírus já causou no estado.

A+ / A-
Veja também:

O estado americano de Missouri vai processar o governo chinês pela forma como lidou com a propagação da Covid-19 e devido às drásticas consequências económicas que a pandemia já causou no estado.

O processo civil, que foi apresentado pelo advogado Eric Schmitt, alega negligência do governo chinês. A população do estado americano sofreu perdas financeiras que podem chegar aos milhares de milhões de dólares e o processo prevê uma compensação financeira.

"O governo chinês mentiu ao mundo inteiro sobre o perigo e a natureza contagiosa da Covid-19, silenciou os denunciantes e fez muito pouco para parar a sua propagação", disse o republicano Schmitt, em comunicado.

O Presidente Donald Trump inicialmente deixou grandes elogios à China pela forma como estava a lidar com a propagação do novo coronavírus. Entretanto, o líder republicano desvalorizou os perigos da doença que já matou cerca de 43 mil pessoas nos Estados Unidos da América e infetou cerca de 800 mil pessoas, o país mais afetado no mundo pelo surto.

A natureza contagiosa da doença levou a que diversos estados tomassem medidas mais drásticas de quarentena obrigatória, o que levou ao encerramento de diversas empresas, que causou um aumento histórico de 22 milhões de pessoas à procura de apoios para desempregados.

O Missouri é um estado localizado na zona centro-oeste dos Estados Unidos da América, com cerca de seis milhões de população.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+