Tempo
|
A+ / A-

Turquia. Demite-se ministro da Administração Interna

12 abr, 2020 - 22:23 • Lusa

Governante ordenou isolamento obrigatório e isso fez com que várias pessoas entrassem em pânico e acorressem aos supermercados para açambarcar produtos.

A+ / A-

Veja também:


O ministro turco da Administração Interna renunciou ao cargo, na sequência do anúncio de isolamento obrigatório para os moradores de 31 cidades, para mitigar a propagação da pandemia, e que levou várias pessoas a açambarcar produtos.

“Que a minha nação, que nunca quis prejudicar, e o nosso Presidente [Recep Erdogan], a quem serei fiel a vida inteira, me perdoem. Deixo o cargo no Ministério do Interior que desempenhei honradamente”, disse Suleyman Soylu em comunicado.

O Governo da Turquia ordenou, na sexta-feira, o isolamento obrigatório para todos os moradores de 31 cidades, incluindo Ancara, capital do país, e Istambul, durante 48 horas, para combater a disseminação da pandemia da doença provocada pelo SARS-CoV-2. A quarentena obrigatória estava em vigor até ao final deste domingo.

Esta decisão tinha sido motivada pela previsão meteorológica de bom tempo durante o fim de semana, que aumentou os receios de grandes concentrações de pessoas, ignorando as recomendações de isolamento profilático do Governo. O anúncio fez com que várias pessoas entrassem em pânico e acorressem aos supermercados para açambarcar produtos, formando enormes filas.

De acordo com a oposição ao executivo de Erdogan, muitos cidadãos não respeitaram as recomendações de distanciamento social e não estavam a utilizar máscara, permitindo “em duas horas o volume de contágio de dois dias”. O ministro demissionário reconheceu que as filas geradas em superfícies comerciais “não são correspondentes a um processo bem gerido”.

“Com a minha experiência e com a parte da responsabilidade que me toda neste assunto, não deveríamos ter permitido que acontecesse”, realçou Suleyman Soylu na mesma nota.

A Turquia evitou, até agora, o confinamento obrigatório na totalidade do território, no entanto, ordenou a permanência em casa de todos os cidadãos com menos de 20 anos ou mais de 65. Apesar de as escolas e algumas empresas, como, por exemplo, cafés, restaurantes ou cabeleireiros, terem encerrado temporariamente, outras permanecem em funcionamento e a população continua a deslocar-se diariamente para o trabalho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+