Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Coronavírus. Coreia do Sul vai pôr pulseira eletrónica a quem violar quarentena

11 abr, 2020 - 09:35 • Lusa

Governo não limitou os movimentos dos cidadãos, mas impôs quarentenas obrigatórias em certos casos. E tem aumentado do número de pessoas a violar o confinamento.

A+ / A-

Veja também:


O Governo da Coreia do Sul anunciou neste sábado que vai usar pulseiras eletrónicas em quem desafie as ordens de quarentena, por forma a diminuir a propagação do novo coronavírus.

O Governo sul-coreano tomou a decisão depois de “um intenso debate” e face ao aumento do número de pessoas que estão a violar o confinamento, afirmou o primeiro-ministro, Chung Sye-kyun, em declarações à agência Yonhap.

A Coreia do Sul não fechou fronteiras nem limitou os movimentos dos cidadãos desde que detetou a presença do vírus, no final de janeiro, mas impõe uma quarentena obrigatória de 14 dias a todos os que tenham tido contacto direto com casos confirmados e a todos os que entram no país.

As pulseiras eletrónicas serão colocadas nos cidadãos que tenham violado as quarentenas obrigatórias e alertam as autoridades sempre que a pessoa tente retirá-la ou abandone o seu espaço de confinamento.

Quem viola a quarentena na Coreia do Sul pode também incorrer num crime de até um ano de prisão e multa até dez milhões de won (7.540 euros).

Atualmente, há mais de 50 mil pessoas em quarentena obrigatória naquele país asiático e pelo menos 160 terão violado o isolamento, segundo dados do Governo.

A Coreia do Sul está neste sábado em voto antecipado para as eleições gerais de dia 15. Os escrutínios não foram adiados.

O país conta um total 10.480 infetados, dos quais 7.243 já recuperaram e 211 morreram.

Em todo o mundo, o novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, já provocou a morte a mais de 100 mil pessoas e infetou mais de 1,7 milhões. Os casos de recuperação são mais de 377 mil.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+