Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Príncipe Carlos testa positivo ao novo coronavírus

25 mar, 2020 - 10:48 • Redação

O filho da Rainha de Inglaterra Isabel II tem 71 anos.

A+ / A-

Veja também:


O príncipe Carlos, filho da Rainha de Inglaterra Isabel II, testou positivo ao novo coronavírus, avança a agência Reuters.

Um porta-voz da família real explicou que o príncipe, de 71 anos, apresenta sintomas “moderados”, mas “encontra-se bem de saúde”.

“Não é possível determinar por quem o príncipe foi infetado devido ao alto número de compromissos que realizou publicamente nas últimas semanas”, acrescenta a mesma nota.

A mulher do príncipe, Camila, Duquesa da Cornualha, também foi testada ao novo coronavírus, tendo o resultado sido negativo. Ambos estão em isolamento na sua casa na Escócia.

Desde a semana passada que a Rainha Isabel II, de Inglaterra, deixou o palácio de Buckingham, em Londres, e está instalada no Castelo de Windsor como medida de precaução devido à pandemia de covid-19.

A monarca, de 93 anos, e o marido, príncipe Filipe, de 98 anos, mudaram-se para o castelo, situado a 32 quilómetros de Londres, uma semana mais cedo do que o habitual por altura da Páscoa, por conselho das autoridades de saúde e do Governo britânico.

Os compromissos previstos para as próximas semanas já tinham sido adiados ou cancelados por “precaução” e por “razões práticas nas atuais circunstâncias”, e Isabel II tem usado videoconferência se manter em contacto com a família e para a reunião semanal com o primeiro-ministro.

O parlamento britânico vai encerrar durante quase um mês, a partir de hoje à noite, e os deputados serão enviados para casa uma semana antes do período habitual de férias da Páscoa devido à pandemia da covid-19.

O Governo, que detém a grande maioria no parlamento, apresentou uma moção na câmara baixa para encerrar a instituição até 21 de abril.

Segundo afirmou o ministro da Habitação, Robert Jenrick, à BBC, esta é uma decisão “razoável” que segue as medidas já tomadas pelo Governo para conter a propagação da pandemia.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, ordenou na segunda-feira que a população do Reino Unido fique confinada por pelo menos três semanas, ordenando também o encerramento de todas as lojas e serviços não essenciais.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 18.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+