Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus. Brasil já ultrapassou os dois mil casos

24 mar, 2020 - 23:35 • Lusa

Pandemia provocou 46 mortos no país.

A+ / A-

O número de casos positivos do novo coronavírus no Brasil ultrapassou esta terça-feira os dois mil, com o país a registar 2,201 infetados e 46 mortos.

Na segunda-feira, o Brasil tinha 1.891 infetados, ou seja, registou-se um aumento de 310 casos em 24 horas, segundo o Ministério da Saúde brasileiro.

São Paulo é o estado brasileiro mais afetado pelo coronavírus, contabilizando 40 mortos e 810 infetados. Segue-se o Rio de Janeiro com seis óbitos e 305 casos confirmados de infeção.

Assim, o sudeste brasileiro, que engloba São Paulo e Rio de Janeiro, é a região com o maior número de infetados, totalizando 1.278 casos confirmados da Covid-19.

Por outro lado, a região norte é a menos atingida, com 82 infetados até ao momento.

Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais e Santa Catarina são as restantes unidades federativas do Brasil a somar mais de 100 infetados, cada um.

Todos os estados do país sul-americano -- 26 estados e o Distrito Federal - têm registo da Covid-19.

Entre os infetados no Brasil está o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus do governo estadual de São Paulo, David Uip, de 67 anos, confirmou o governador de São Paulo, João Doria, que também indicou ter sido submetido ao teste na segunda-feira, o qual deu resultado negativo.

Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, a atual taxa de mortalidade da doença no país é de 2,1%, com base nos dados registados até à tarde desta terça-feira.

A tutela indicou ainda ter a previsão de ampliar para 22,9 milhões o número de testes que serão distribuídos para diagnosticar o coronavírus.

"Possivelmente o Brasil será um dos países a registar maior número de casos, porque nós vamos testar muita gente", disse em conferência de imprensa o secretário de vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira.

Face ao aumento do número de casos no Brasil, foi publicada uma portaria no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, autorizando os estados do país a utilizarem 202 milhões de reais (36,7 milhões de euros) do Fundo Nacional de Segurança Pública e 18 milhões de reais (3,2 milhões de euros) de um outro fundo, direcionados a ações de combate ao novo coronavírus.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 18 mil.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 6.820 mortos em 69.176 casos.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+