Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Toda a ​Itália vai ficar em quarentena

09 mar, 2020 - 21:48 • Redação

A medida entra em vigor já na terça-feira de manhã e vai durar pelo menos até 3 de abril. Itália é o segundo país do mundo com mais casos de coronavírus.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, estendeu esta segunda-feira as medidas de contenção do novo coronavírus a todo o país e aos seus 60 milhões de habitantes, depois de no domingo ter colocado em quarentena 14 províncias.

A medida entra em vigor já na terça-feira de manhã e vai durar pelo menos até 3 de abril.

Só serão autorizadas viagens de trabalho em situações urgentes ou por razões de saúde.

Todas as escolas e universidades, que deveriam reabrir a partir da próxima semana, vão continuar encerradas até ao início de abril.

“A decisão certa, atualmente, é ficar em casa. O nosso futuro e o futuro de Itália estão nas nossas mãos. Essas mãos devem ser agora mais responsáveis do que nunca”, declarou Giuseppe Conte.

"Não haverá apenas uma zona vermelha. Haverá Itália", disse Giuseppe Conte aos jornalistas.

Cristiano Ronaldo "fora de jogo"

O Comité Olímpico Nacional de Itália (CONI) ordenou a suspensão de todas as "atividades desportivas de qualquer nível", incluindo o futebol, durante três semanas, até ao dia 3 de abril, devido ao surto do novo coronavírus.

Pouco depois, a Liga italiana de futebol anunciou que a Serie A será interrompida, a partir de terça-feira, até ordem em contrário. O internacional português Cristiano Ronaldo, que defende as cores da Juventus, vai ficar sem competir, à exceção da Liga dos Campeões.

A Itália é o país da Europa com mais casos de coronavírus, num total de 9.172, e o segundo em todo o mundo, a seguir à China. Já morreram 463 pessoas em Itália devido à doença.

A grande maioria dos casos de contágio e de mortos concentra-se na região da Lombardia, onde se registaram 333 mortes, seguida da região de Emília-Romanha, com 70 óbitos e 1.386 casos positivos. No Veneto foram contabilizados até hoje 20 óbitos e 744 contágios.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro e desde então foram infetadas mais de 110 mil pessoas, mas a maioria já recuperou. A doença provocou até ao momento cerca de 3.800 mortos.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, estando neste momento cerca de 16 milhões de pessoas em quarentena no Norte do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+