Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA. Biden recebe apoio de três ex-candidatos democratas para a “super terça-feira”

03 mar, 2020 - 07:01 • Agência Lusa

Quinze estados e territórios votam para escolher um terço dos delegados que decidirão adversário do Presidente dos Estados Unidos em novembro.

A+ / A-

Os ex-candidatos democratas à Casa Branca Beto O'Rourke, Pete Buttigieg e Amy Klobuchar anunciaram na véspera da decisiva “super terça-feira”, o apoio ao ex-vice-Presidente norte-americano Joe Biden.

"Vou votar em Joe Biden", anunciou Beto O'Rourke ao lado de Joe Biden, num comício do ex-vice-Presidente de Barack Obama, em Dallas, no estado do Texas, depois da senadora Amy Klobuchar e do antigo 'mayor' Pete Buttigieg terem também demonstrado publicamente que apoiam Biden.

O'Rourke foi um dos primeiros a abandonar a candidatura à Casa Branca, no ano passado, depois de não ter conseguido recuperar o entusiasmo, o interesse e os fundos arrecadados aquando da candidatura ao Senado em 2018.

Joe Biden recebeu mais dois apoios de peso à sua candidatura: Pete Buttigieg e Amy Klobuchar anunciaram.

Buttigieg suspendeu a campanha no domingo, enquanto Klobuchar abandonou a corrida na segunda-feira.

Estes anúncios surgiram quando os candidatos à nomeação democrata para a Casa Branca se preparam para se enfrentar na chamada “super terça-feira”, quando 15 estados e territórios votam para escolher um terço dos delegados que vai escolher o adversário do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Eleitores afroamericanos são um nicho importante

Em jogo neste dia, que pode ser decisivo para o desfecho final das primárias do Partido Democrata, estão 1.344 delegados, cerca de um terço dos 3.979 nomes que decidirão quem vai ser o adversário do republicano Trump nas eleições de novembro.

Depois de conhecidos os resultados da votação na Carolina do Sul, no sábado, alguns dos principais nomes, como Pete Buttigieg e Tom Steyer, abandonaram a corrida, deixando o grupo de candidatos mais bem posicionados nas sondagens reduzido a quatro nomes: Bernie Sanders, Joe Biden, Elizabeth Warren e Michael Bloomberg.

A vitória de Biden na Carolina do Sul deu-lhe uma dose de confiança extra e mostrou a eficácia política do candidato em estados com um eleitorado muito diverso, nomeadamente com forte presença de eleitores afroamericanos.

Os eleitores afroamericanos são um nicho importante nas primárias democratas já que, por tradição, concentram os votos num único candidato preferencial e, este ano, pelo constatado na Carolina do Sul (onde 53% do eleitorado era afroamericano), esse candidato é Joe Biden.

Por isso, Biden tem insistido tanto na proximidade a Barack Obama, repetindo várias vezes a sua identificação com o perfil do ex-Presidente de origem afroamericana.

Mas as sondagens indicam que, nas primárias de terça-feira, Bernie Sanders continua a ser o candidato mais bem posicionado para vencer os estados com maior número de delegados: Califórnia e Texas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+