Tempo
|
A+ / A-

Caso Roger Stone. Conselheiro de Trump condenado por mentir ao congresso

20 fev, 2020 - 18:07 • Redação com Reuters

As mentiras de Roger Stone são uma “ameaça para a democracia”, disse a juíza federal Amy Berman Jackson durante a leitura da sentença.

A+ / A-

Roger Stone, conselheiro e amigo do Presidente norte-americano, Donald Trump, foi esta quinta-feira condenado a três anos e quatro meses de prisão.

O conselheiro de Trump estava acusado de mentir perante o congresso na investigação à interferência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016.

Recebeu 40 meses de prisão por obstrução, 12 meses por falsas declarações e 18 meses por Intimidação a testemunhas. Terá também de pagar uma multa de 20 mil dólares, o equivalente a 18,5 mil euros.

As mentiras de Roger Stone, que foi detido em janeiro de 2019, são uma “ameaça para a democracia”, disse a juíza federal Amy Berman Jackson durante a leitura da sentença.

A investigação e a acusação não tiveram nada de “injusto, falso ou vergonhoso”, afirmou a juíza, contrariando declarações públicas de Donald Trump.

Roger Stone “esteve envolvido em ameaças e intimidação contra o tribunal”, uma atuação “intolerável para a administração da Justiça”, afirmou a juíza federal Amy Berman Jackson.

O julgamento ficou marcado por intervenções públicas de Donald Trump em defesa do seu conselheiro de longa data.

O Ministério Público tinha pedido, inicialmente, uma pena entre 7 e 9 anos de prisão, mas recuou depois de críticas do Presidente norte-americano.

A declarações de Trump sobre o caso levaram o procurador-geral William Barr que os “tweets” do Presidente tornam o seu trabalho "impossível”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+