Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Um carregador único de telemóveis até julho?

31 jan, 2020 - 11:48 • Redação

O Parlamento Europeu deve “assegurar que os consumidores deixem de ser obrigados a comprar um novo carregador com cada novo dispositivo”.

A+ / A-

O Parlamento Europeu exige que Comissão Europeia crie uma norma até ao verão que obrigue a avançar para um carregador comum para todos os telemóveis no espaço europeu.

A resolução foi aprovada quinta-feira com 582 votos a favor, 40 votos contra e 37 abstenções.

Os deputados pedem que a norma seja apresentada com “caráter de urgência”. O Parlamento Europeu deve “assegurar que os consumidores deixem de ser obrigados a comprar um novo carregador com cada novo dispositivo”.

A Comissão Europeia tem agora até julho para definir medidas vinculativas para um formato de carregador comum compatível com vários equipamentos móveis, incluindo telemóveis, tablets, leitores de livros digitais e outros aparelhos eletrónicos.

Estes aparelhos são descritos como “instrumento fundamental para a plena participação na sociedade”, visto que permitem aceder rapidamente a serviços essenciais como "meios de pagamento, motores de pesquisa e dispositivos de navegação”. Além de facilitar o dia-a-dia dos consumidores, a resolução define como objetivo permitir que os consumidores façam escolhas sustentáveis e reduzir a quantidade de lixo eletrónico.

De acordo com contas feitas pelo Parlamento Europeu, todos os anos são produzidos cerca de 50 milhões de toneladas de resíduos eletrónicos em todo o mundo, dos quais 12,3 milhões de toneladas correspondem à Europa - isso corresponde a uma média de 16,6 kg por habitante.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+