Tempo
|
A+ / A-

​Coronavírus já causou 132 mortos na China. Pico do surto demorar 10 dias a atingir

29 jan, 2020 - 00:17

Há quase seis mil casos confirmados, indica o mais recente balanço das autoridades chinesas. O pico do surto do novo coronavírus deverá acontecer "entre uma semana a 10 dias", prevê um especialista.

A+ / A-

O número de mortos na China provocados pelo novo coronavírus aumentou de 106 para 132 no espaço de um dia, indica o mais recente balanço divulgado esta quarta-feira ao início da madrugada.

A doença continua a progredir e são agora mais 26 vítimas mortais, em comparação com os dados revelados na terça-feira. Vinte cinco destas vítimas mortais foram registadas na província de Hubei, o epicentro da epidemia.

O número de casos confirmados também subiu de 4.515 para 5.974, indicam as autoridades chinesas. Contas feitas, há mais 1.432 pessoas infetadas com o coronavírus em todo o território da China.

Os casos suspeitos em avaliação ultrapassam os 9.200, adianta a Comissão Nacional de Saúde de Pequim.

O pico do surto do novo coronavírus deverá acontecer "entre uma semana a 10 dias", prevê um especialista chinês citado pela comunicação social do país.

O surto continua a fazer novas vítimas e a União Europeia anunciou, esta terça-feira, que vai enviar dois aviões para a China, com o objetivo de repatriar 250 franceses e outros 100 cidadãos europeus que pretendam deixar a cidade de Wuhan, capital da província de Hubei.

Wuhan, uma cidade fantasma. Português descreve “cenário assustador” no epicentro do coronavírus
Wuhan, uma cidade fantasma. Português descreve “cenário assustador” no epicentro do coronavírus

O serviço de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia informou que o Mecanismo Europeu de Proteção Civil "foi ativado após um pedido de França”.

Para já, de acordo com o executivo comunitário, “apenas cidadãos saudáveis ou sem sintomas [do vírus] serão autorizados a viajar”.

O Japão retirou 206 cidadãos da cidade de Wuhan, num avião fretado que chegou esta quarta-feira ao aeroporto Haneda, em Tóquio.

De acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros, um total 650 japonês pediram para ser repatriados e estão a ser feitos preparativos nesse sentido.

Situada no centro da China, a cidade de Wuhan foi colocada na semana passada sob uma quarentena de facto, com saídas e entradas interditas pelas autoridades durante período indefinido, apanhando os residentes de surpresa.

A interdição foi depois estendida e toda a região de Wuhan encontra-se em regime de quarentena, situação que afeta 56 milhões de pessoas.

Além do território continental da China, também foram reportados casos de infeção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, França, Alemanha, Austrália e Canadá.

:
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+