Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estados Unidos registam primeiro caso do novo coronavírus

21 jan, 2020 - 18:46 • Redação com Reuters

Passageiro proveniente da China foi diagnosticado com o coronavírus na cidade de Seattle.

A+ / A-
O que é o coronavírus e como se transmite?
O que é o coronavírus e como se transmite?

Os Estados Unidos detetaram o primeiro caso do novo coronavírus numa pessoa proveniente da China, foi esta terça-feira anunciado pelas autoridades de saúde norte-americanas.

O paciente foi diagnosticado com o coronavírus na cidade de Seattle, na costa Oeste dos Estados Unidos.

Os primeiros casos do surto foram registados em Wuhan, na região central da China, e espalharam-se a outras cidades, como Pequim ou Xangai. Há centenas de casos confirmados e, pelo menos, seis pessoas já morreram na China.

O coronavírus também já chegou a outros países, nomeadamente à Coreia do Sul, Tailândia, Japão e agora aos Estados Unidos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reunir de emergência o seu comité de peritos, esta quarta-feira, para avaliarem e decidirem se o surto que começou na China constitui uma emergência internacional.

Os casos por infeção por coronavírus, que é transmissível entre seres humanos, podem chegar a Portugal. O alerta parte do presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia.

O especialista diz que “essa possibilidade existe porque vivemos num mundo global, onde se viaja com facilidade, o que propicia que os casos de infeção possam disseminar-se”.

O presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, acrescenta, no entanto, que “localmente já existe um sistema montado para identificar os casos de uma forma mais ágil”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+