Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ataque a bases americanas foi "uma bofetada na cara", diz líder supremo do Irão

08 jan, 2020 - 10:43 • Redação

O Ayatollah Ali Khamenei aconselha Estados Unidos a abandonarem a região.

A+ / A-

O líder supremo do Irão avisou, esta quarta-feira, que os Estados Unidos devem deixar a região. Num discurso transmitido na televisão estatal, disse que os ataques da última madrugada contra as bases norte-americanas, foram uma “bofetada na cara” dos EUA.

O Ayatollah Ali Khamenei acusa a Casa Branca de tentar retirar o movimento radical Hezbollah no Líbano, para ajudar Israel, país que o líder iraniano apontou, a par com os Estados Unidos, como inimigo do país.

"Uma ação militar como esta não é suficiente. O importante é acabar com a presença corrupta dos EUA na região", afirmou Khamenei num discurso televisivo, no qual descartou qualquer possibilidade de renegociação com Washington sobre o acordo nuclear de 2015.

O líder iraniano tem apelado à vingança pela morte do general Qassem Soleimani, assassinado na sexta-feira juntamente com outras com oito pessoas, num ataque de drone realizado pelos Estados Unidos, em Bagdad.

Khamenei declarou que os norte-americanos trouxeram para a região do Médio Oriente "guerra, sedição e destruição", diante de uma multidão que repetidamente gritava "Morte aos EUA" e "Morte a Israel".

Para esta manhã está marcada uma conferência de imprensa do Presidente norte-americano. Donald Trump garantiu, esta madrugada, através da rede social Twitter que "está tudo bem".

Vinte e dois mísseis balísticos iranianos foram lançados, na madrugada desta quarta-feira, contra duas bases militares no Iraque onde se encontram destacados militares norte-americanos e da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

O ataque surge em resposta à morte do general iraninao Qassem Soleimani, por ordem de Trump.

"A resistência sairá vitoriosa". Milhares de pessoas prestam homenagem a Soleimani, em Bagdad
"A resistência sairá vitoriosa". Milhares de pessoas prestam homenagem a Soleimani, em Bagdad
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+