Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Avião no Cazaquistão perde altitude e choca com habitação. Há 12 mortos e dezenas de feridos

27 dez, 2019 - 06:50 • Redação com agências

Seguiam a bordo 95 passageiros, incluindo oito crianças, e cinco membros da tripulação.

A+ / A-
Avião cazaque cai segundos após descolagem. Há 12 mortos e dezenas de feridos
Avião cazaque cai segundos após descolagem. Há 12 mortos e dezenas de feridos

Pelo menos 12 pessoas morreram e 66 ficaram feridas na queda de um avião da companhia aérea Bek Air, que seguia com 100 pessoas a bordo, perto do aeroporto de Almaty, no Cazaquistão.

No Fokker 100 seguiam 95 passageiros, incluindo oito crianças, e cinco membros da tripulação, segundo a agência Reuters.

Entre os feridos, 50 pessoas foram hospitalizadas, 12 delas em estado grave, de acordo com o último balanço.

O aparelho seguia para Nursultan, a capital do país, antes conhecida por Astana, e perdeu altitude momentos após a descolagem de Almaty, a maior cidade do Cazaquistão.

Vídeos nas redes sociais mostram os momentos que se seguiram à queda do avião, com as equipas de resgate a socorrerem os sobreviventes no meio dos escombros de um edifício no qual embateu a aeronave.

Uma sobrevivente disse a um site de informação local que ouviu um “barulho terrível” antes do avião ter começado a perder altitude.

“O avião estava a voar com uma inclinação. Tudo parecia um filme: havia pessoas a gritar, a gemer e a chorar”, descreveu.

Um outro sobrevivente disse que o avião começou a tremer enquanto estava a ganhar altitude. “A partir duma determinada altura começamos a cair, não na vertical mas com ângulo. Parecia que tinham perdido controlo do avião.”

As autoridades já abriram uma investigação.


[notícia atualizada às 9h00 em relação aos mortos]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+