Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Austrália regista o dia mais quente de sempre

18 dez, 2019 - 10:37 • Redação com agências

A temperatura média nacional atingiu os 40.9ºC. Para esta quarta-feira está prevista nova onda de calor e é possível que os termómetros registem novo recorde.

A+ / A-

A Austrália registou esta terça-feira o dia mais quente de sempre, com a temperatura média nacional a atingir os 40.9ºC. O recorde anterior, registado a 7 de janeiro de 2013, foi fixado nos 40.3ºC.

A informação é avançada pela agência estatal de meteorologia, que adianta que as temperaturas no interior do país chegaram a ultrapassar os 45.ºC.

Para esta quarta-feira está prevista uma nova onda de calor e é possível que os termómetros registem novo recorde.

Fonte dos bombeiros de New South Wales, ciada pela agência Reuters, adianta que há ainda 100 incêndios ativos.

Os fogos na Austrália já mataram seis pessoas, destruíram mais de 680 casas e queimaram quase 1,2 milhão de hectares de floresta.

O país está a ser atingido por dois eventos climáticos extremos nas costas oeste e sul, que combinados provocam um decréscimo das chuvas e um aumento da temperatura.

A maior cidade da Austrália, Sydney, ficou coberta de fumo nos últimos dias, dada a proximidade aos enormes incêndios nas Montanhas Azuis e nos Parques Nacionais de Yango.

A qualidade do ar atingiu níveis "perigosos" para a saúde pública e as autoridades sanitárias emitiram avisos de alerta

A polícia australiana encontrou no passado domingo um rapaz de 12 anos a conduzir uma carrinha, enquanto tentava fugir de um incêndio que deflagrava perto da propriedade onde vive, na cidade de Mogumber, norte de Perth.

O caso foi partilhado no Twitter da força de segurança local.

De acordo com o presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália, os incêndios florestais que deflagram no leste do país já provocaram a morte a mais de 2.000 koalas. Com estatuto de espécie "Vulnerável", cerca de 25% dos koalas dos 8.400 koalas morreram este ano devido aos incêndios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+