Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Madagáscar. Maioria dos trabalhadores em minas de mica são crianças

22 nov, 2019 - 14:49 • Redação

Quase 90% da mica extraída no país é enviada para a China, onde é incorporada em produtos como telemóveis, computadores e peças automóveis.

A+ / A-

Em Madagáscar, crianças entre os 5 e os 17 anos representam mais de metade do total de trabalhadores que extraem mica, um mineral utilizado para diversos fins, desde maquilhagem até peças da indústria automóvel.

A denúncia é feita por um grupo de defesa dos direitos das crianças – Terre des Hommes Netherlands - no seguimento de uma investigação realizada ao longo de um ano.

Segundo o relatório apresentado este mês, pelo menos 11 mil crianças menores estão a trabalhar nesta exploração, representando 62% do total da força de trabalho.

As tarefas a que estão sujeitos representam diversos perigos, tendo em conta que é necessário escavar a um grande nível de profundidade para cortar o mineral à mão. As queixas mais comuns apresentadas pelas crianças que trabalham nas minas são dores musculares, feridas abertas e problemas respiratórios.

Citado pela imprensa internacional, Jos de Voogd, da Terre des Hommes, considera que “o facto de mais de metade dos mineiros serem menores de idade é chocante e deve ser visto como um apelo à ação global.”

“Quase 90% de toda a mica retirada de Madagáscar está a ser exportada diretamente para a China e, de acordo com a nossa investigação, nenhuma das empresas envolvidas está a efetuar as devidas diligências para descobrir de onde vem o produto ou como são as condições de trabalho.”

Para além da falta de condições e da exploração infantil, o pagamento pelo trabalho, sejam adultos ou crianças, é insuficiente para que estes adquiram uma refeição diária, apesar de, neste momento, o país conseguir lucrar um valor estimado em 5 milhões de euros por ano com este mineral.

A mica de Madagáscar acaba incorporada em eletrodomésticos, peças de indústria automóvel e aparelhos tecnológicos, que se espalham por todo o mundo, tendo em conta que, depois de ser transportada de barco para a China, a mica é processada nos produtos que são exportados para diversos países.

Madagáscar é o quinto país do mundo com mais crianças sem acesso à escola, sendo que mais de metade sofre de atrasos no crescimento mesmo antes dos cinco anos. 74% da população vive abaixo do limiar da pobreza.

O contexto político do país também apresenta uma grande instabilidade, lidando com graves problemas de corrupção e violência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+