Tempo
|
A+ / A-

EUA

Suspensos ensaios clínicos com medicamento administrado à bebé Matilde

30 out, 2019 - 14:47 • Redação

A suspensão não afeta crianças com menos de dois anos, para quem o uso da droga já está aprovado. Em causa está a aplicação do medicamento a crianças entre os dois e os cinco anos.

A+ / A-

Foram suspensos os ensaios clínicos com o medicamento Zolgensma, que recentemente foi falado em Portugal no contexto do caso da bebé Matilde.

A suspensão dos ensaios do medicamento mais caro do mundo, produzido pela Novartis, apenas dizem respeito à expansão dos tratamentos para bebés entre os dois e os cinco anos, pelo que não afeta a menina portuguesa, a quem o Zolgensma já foi administrado.

Segundo a Reuters, os ensaios em animais levantaram algumas preocupações ao nível de possíveis danos ao sistema nervoso. Os reguladores querem que as questões sejam clarificadas e eventuais efeitos secundários indesejáveis confirmados ou despistados antes de se prosseguir.

Ao preço de cerca de dois milhões de euros, o Zolgensma é o medicamento mais caro do mundo. Trata-se de um tratamento genético que trata a atrofia muscular espinal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+