Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autarcas catalães pedem a Madrid que respeite autodeterminação da Catalunha

26 out, 2019 - 13:39 • Com Reuters

Está prevista para este sábado uma marcha pela independência, que poderá juntar o maior número de pessoas desde que foram condenados os líderes catalães.

A+ / A-

A vasta maioria dos autarcas da Catalunha juntou-se este sábado para exigir a Madrid que permita à região determinar o seu próprio futuro.

Ao som de gritos de “Independência” 814 dos 947 autarcas catalães apresentaram ao líder do Governo regional um documento a pedir que Madrid liberte os “presos políticos” e apoie o diálogo e a autodeterminação.

“A vossa presença é um sinal de unidade, uma unidade que é necessária e que devemos manter contra a repressão”, disse Quim Torra.

“Temos de ser capazes de criar uma república de homens e mulheres livres e de substituir a dinâmica de confronto por uma construtiva”, concluiu.

O encontro de autarcas marcou o início de um dia protesto que deve culminar com uma caminhada pelo centro da cidade. Os organizadores esperam conseguir atrair as maiores multidões para a rua desde que vários dos líderes catalães foram condenados a longas penas de prisão por tentarem declarar a independência da Catalunha.

Uma manifestação em sentido contrário, de unidade com Espanha, terá lugar em Barcelona no domingo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+