Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Conselho de Segurança incapaz de emitir declaração sobre Síria. Incursão turca continua

10 out, 2019 - 21:17 • Lusa

Os cinco países europeus que pediram a reunião desta quinta-feira pedem à Turquia "para cessar a ação militar unilateral" contra os aliados curdos no nordeste da Síria.

A+ / A-

Um dividido Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) não concordou, esta quinta-feira, em emitir uma declaração após uma reunião fechada sobre os ataques da Turquia no nordeste da Síria, segundo informação divulgada.

Entretanto, a embaixadora dos Estados Unidos da América (EUA) na ONU, Kelly Craft, advertiu a Turquia que "sofrerá consequências" se a sua ofensiva no nordeste da Síria não proteger as "populações vulneráveis" e se permitir um ressurgimento do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI).

"Um fracasso na hora de cumprir com as regras de proteger as populações vulneráveis ou garantir que o [grupo extremista] Estado Islâmico não possa explorar estas ações para se reorganizar terá consequências" disse aos jornalistas Kelly Craft, no final da reunião da ONU.

Na reunião, os cinco membros europeus que pediram a reunião desta quinta-feira (existem 15 países-membros) instaram a Turquia a uma declaração conjunta "para cessar a ação militar unilateral". Consideram que o ataque ameaça o progresso contra o EI.

A reunião foi convocada pela França, Reino Unido, Alemanha, Bélgica e Polónia, os cinco países da União Europeia (UE) atualmente representados no Conselho de Segurança.

Os membros do Conselho advertiram que as "renovadas hostilidades armadas no nordeste minarão ainda mais a estabilidade de toda a região e vão agravar o sofrimento dos civis e provocar mais deslocações."

O embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, cujo país é um importante aliado sírio, disse aos jornalistas que qualquer declaração do conselho sobre a Síria deve abordar questões mais amplas, incluindo a presença de forças estrangeiras no país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+