Tempo
|
A+ / A-

Cimeira do clima da ONU

Trump reage com sarcasmo ao discurso de Greta. Redes não perdoam, nem Mia Farrow

24 set, 2019 - 15:23 • Redação

Presidente dos EUA diz que jovem ativista sueca parecia "feliz". Atriz norte-americana responde: "É uma criança com integridade absoluta. Ninguém espera que compreenda isso."

A+ / A-
"Vocês roubaram os meus sonhos e a minha infância com as vossas palavras vazias”. Greta Thunberg condena inação climática
"Vocês roubaram os meus sonhos e a minha infância com as vossas palavras vazias”. Greta Thunberg condena inação climática

O Presidente norte-americano, Donald Trump, recorreu ao Twitter na segunda-feira para gozar com Greta Thunberg, após a jovem ativista ter proferido um discurso emocionado na cimeira do clima da ONU em que acusou os líderes mundiais de lhe terem "roubado a infância e os sonhos".

Horas depois do discurso apaixonado da sueca, Trump, que nega o facto das alterações climáticas e que tem abolido uma série de medidas destinadas a proteger o ambiente, partilhou uma notícia da revista "Wired" que citava excertos desse discurso e acrescentou-lhe uma nota sarcástica.

"Parece uma menina feliz de olhos postos num futuro brilhante e maravilhoso. Tão bom de ver!", escreveu o chefe de Estado em tom sarcástico.

As reações ao seu tweet não se fizeram tardar, com inúmeros utilizadores a criticarem o ataque "vergonhoso" do Presidente a uma jovem de 16 anos que "tem feito mais pelo clima" do que ele.

Entre as reações contou-se uma da atriz Mia Farrow, ela própria acérrima ativista climática há várias décadas.

"Uma criança brilhante que se preocupa com o próprio futuro e com o futuro de todos os seres vivos", escreveu Farrow em resposta ao tweet do Presidente norte-americano. "Uma criança que conhece os factos, a negra realidade, e que mesmo assim mantém a esperança. Uma criança com absoluta integridade. Ninguém espera que compreenda isso. Trágico."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose Azevedo
    25 set, 2019 22:02
    Cínico, insensível como desde sempre, este duvidoso empresário investido em presidente dos EUA.

Destaques V+