Tempo
|
A+ / A-

Terrorismo

Trump confirma morte de Hamza, filho de Bin Laden

14 set, 2019 - 15:32 • Redação

O herdeiro do fundador da Al-Qaeda morreu numa operação militar conduzida pelos Estados Unidos, refere um comunicado da Casa Branca, que não explicita quando a morte ocorreu.

A+ / A-

O presidente americano confirmou este sábado que Hamza bin Laden, herdeiro designado de Osama bin Laden, foi morto numa operação de combate ao terrorismo na fronteira Afeganistão-Paquistão.

A notícia foi dada pela agência AFP que não confirmou em que altura ocorreu a operação.

Num comunicado divulgado pela Casa Branca, Donald Trump disse que “a perda de Hamza bin Laden não apenas priva a Al-Qaeda de importantes ações de liderança e da conexão simbólica com o seu pai, mas prejudica importantes atividades operacionais do grupo”.

“Hamza bin Laden era responsável por planear e negociar com outros grupos terroristas”, acrescentou Trump.

A morte de Hamza bin Laden, o filho do fundador da Al-Qaeda, já tinha sido confirmada a partir de informações dos serviços secretos a que os Estados Unidos tiveram acesso.

As causas da morte de Hamza, que na sua última aparição pública apelou à revolta na Península Arábica, não foram reveladas, adianta o jornal "Independent".

Hamza bin Laden, que teria cerca de 30 anos, era considerado o herdeiro do líder terrorista responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001, que acabou por ser morto pelas forças especiais norte-americanas no Paquistão, em 2011.

A Arábia Saudita retirou a nacionalidade a Hamza bin Laden em março deste ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+