Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hungria aceita extensão do mandado de detenção europeu de Rui Pinto

29 ago, 2019 - 15:20 • Redação

Ministério Público pode acusar o alegado "hacker" por factos apurados na investigação relacionada com a Doyen e o Sporting.

A+ / A-

A Hungria aceitou o pedido de alargamento de mandado de detenção europeu de Rui Pinto, feito pelo Ministério Público (MP) português, que assim pode acusar o alegado "hacker" por factos apurados na investigação relacionada com a Doyen Sports, um fundo de investimento, e o Sporting.

A informação foi revelada, esta quinta-feira, em comunicado do site do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). O pedido tinha sido feito em julho.

O pedido "teve resposta positiva das autoridades húngaras", que deram consentimento, a 13 de agosto, da extensão do mandado de detenção europeu. O DCIAP acrescenta que o inquérito, dirigido pelo MP, com o auxílio da Polícia Judiciária, "encontra-se em investigação e está em segredo de justiça".

Contexto

Através da plataforma eletrónica Football Leaks, Pinto começou a divulgar, em 2015, milhares de documentos confidenciais de contratos e transferências do mundo do futebol, que davam conta desses esquemas de evasão fiscal.

Rui Pinto, hoje com 30 anos, foi entregue pelas autoridades húngaras à justiça portuguesa em março deste ano e encontra-se em prisão preventiva no âmbito de um inquérito titulado pelo DCIAP, no qual está indiciado por seis crimes relacionados com acessos aos sistemas informáticos do Sporting e da Doyen e com uma alegada tentativa de extorsão a este fundo de investimento.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+