Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Surto de listeriose. Espanha decreta alerta sanitário

20 ago, 2019 - 14:39 • Redação

Para além do alerta de segurança alimentar, decretado a 16 de agosto, a ministra da Saúde espanhola explica que foi também ativada "uma rede de alerta sanitário, para identificar todos os casos que afetam a saúde humana”.

A+ / A-

A ministra da Saúde de Espanha informou, esta terça-feira, que foi decretado alerta sanitário no país, devido ao surto de listeriose que afeta cerca de 80 pessoas na Andaluzia e já matou uma mulher de 90 anos, nesta comunidade autónoma.

“Existe uma rede de alerta alimentar que se ativa no momento em que uma comunidade autónoma nos comunica um surto e há suspeitas de que se possa estender, para que se localizem possíveis focos e automaticamente os imobilizem e retirem do mercado. O alerta foi declarado no dia 16, na comunidade autónoma de Andaluzia, que o participou à Agência de Segurança Alimentar espanhola", esclarece María Luisa Carcedo.

Para além do alerta de segurança alimentar a ministra da Saúde espanhola explica que foi também ativada "uma rede de alerta sanitário, que é uma rede de vigilância epidemiológica e que está também ativa, para identificar todos os casos que afetam a saúde humana”.

Uma mulher de 90 anos morreu de listeriose na Andaluzia, na madrugada de segunda-feira. A Direção Geral de Saúde Pública da Extremadura confirmou um caso de listeriose e outros quatro com sintomas compatíveis com o surto, que aguardam pelos resultados dos estudos microbiológicos. Os diagnósticos destes cinco pacientes não indicaram casos graves e os afetados já tiveram alta médica.

Este é o maior surto de listeriose alguma vez registado em Espanha. Começou a 15 de agosto, com 80 pessoas infetadas na Andaluzia. Destas, 53 continuam internados, sendo que 18 são mulheres grávidas e duas terão mesmo perdido o bebé, confirma a ministra da Saúde em entrevista à rádio SER.

Jesús Aguirre, da Junta da Andaluzia, disse aos jornalistas que existe ainda a possibilidade de surgirem mais casos nos próximos dias, tendo em conta que os sintomas da doença podem demorar mais de quatro semanas a aparecer.

O surto foi localizado num lote de carne picada da marca "A Mechá", fabricada pela empresa Magrudis, sedeada em Sevilha.

Segundo o site da Direção Geral da Saúde, a listeriose "é uma infeção causada pela bactéria Listeria monocytogenes (L. monocytogenes), habitualmente associada ao consumo de alimentos contaminados" e "apesar de pouco frequente, a infeção pode ser grave, especialmente em imunodeprimidos e recém-nascidos."

A ministra da Saúde espanhola diz que a carne contaminada chegou a Castilla-La Mancha e Tenerife, mas em quantidades mínimas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+