Tempo
|
A+ / A-

​​Reino Unido acusa Irão de pirataria e quer missão europeia no Estreito de Ormuz

22 jul, 2019 - 17:34 • Redação

Governo britânico reage à captura de um petroleiro pela Guarda Revolucionária do Irão.

A+ / A-

O Reino Unido defende a criação de uma missão europeia para garantir a proteção e segurança dos navios na zona do Estreito de Ormuz, depois de um petroleiro britânico ter sido apreendido pelo Irão.

“Ao abrigo do direito internacional, o Irão não tinha o direito de obstruir a passagem do navio, muito menos de o abordar. Foi por isso um ato de pirataria”, afirmou esta segunda-feira, no Parlamento, o secretário britânico dos Negócios Estrangeiros, Jeremy Hunt.

O chefe da diplomacia de Londres anunciou que vai tentar montar uma operação europeia para garantir a liberdade de navegação no Estreito de Ormuz, uma passagem fundamental para o petróleo.

Jeremy Hunt adiantou que vai discutir a forma de complementar esta missão com as propostas dos Estados Unidos para garantir a segurança na região.

O petroleiro “Stena Impero”, com bandeira britânica, foi abordado e apreendido pela Guarda Revolucionária do Irão, na passada sexta-feira.

O secretário britânico dos Negócios Estrangeiros já apelou às autoridades iranianas que libertem o petroleiro e a tripulação.

A televisão iraniana divulgou esta segunda-feira imagens dos tripulantes. De acordo com a embaixada do Irão na Índia, estão todos bem de saúde.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Adelino Dias Santos
    23 jul, 2019 Mealhada 21:26
    Estranho!... Os britânicos desde há alguns anos que andam de costas voltadas à Europa... É mesmo estranho que agora queiram montar um missão europeia no Golfo. Então em que ficamos, são europeus só quando lhes convém?
  • Adelino Dias Santos
    23 jul, 2019 Mealhada 18:02
    Estranho!... Os britânicos desde há alguns anos que andam de costas voltadas à Europa... É mesmo estranho que agora queiram montar um missão europeia no Golfo. Então já não estão contra a Europa?!!!

Destaques V+