Tempo
|
A+ / A-

Pequim "apoia" decisão de Hong Kong de suspender proposta de lei da extradição

15 jun, 2019 - 12:48

A suspensão visa "ouvir mais amplamente" as várias opiniões sobre este projeto, pode ler-se em nota de Pequim.

A+ / A-

Pequim disse este sábado que apoia a decisão de Hong Kong de suspender a polémica proposta de lei de extradição, entendendo que a suspensão visa ouvir várias opiniões sobre o projeto.

"Apoiamos, respeitamos e entendemos essa decisão", afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Geng Shuang, em comunicado citado pelas agências internacionais de notícias.

A suspensão visa "ouvir mais amplamente" as várias opiniões sobre este projeto e "restaurar a calma o mais rapidamente possível" no território, acrescenta a nota.

A líder do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, anunciou em conferência de imprensa a suspensão da legislação sobre extradição, sem estabelecer qualquer prazo.

A polémica proposta de lei, que permitiria que a chefe do executivo e os tribunais de Hong Kong processassem pedidos de extradição de suspeitos de crimes para jurisdições sem acordos prévios, como é o caso da China continental, levou centenas de milhares de pessoas à rua na última semana.

Organizações cívicas de Hong Kong afirmaram já que vão continuar com os seus protestos até que a chefe do Executivo retire definitivamente a sua proposta de lei de extradição e apelaram a que os manifestantes participem na ação de protesto marcada para domingo.

Os defensores da lei têm argumentado que, caso se mantenha a impossibilidade de extraditar suspeitos de crimes para países como a China, tal poderá transformar Hong Kong num "refúgio para criminosos internacionais".

Os opositores dizem temer que Hong Kong fique à mercê do sistema judicial chinês como qualquer outra cidade da China continental e de uma justiça politizada que não garanta a salvaguarda dos direitos humanos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+