Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ruanda. 100 dias de luto para assinalar genocídio de 1994

08 abr, 2019 - 11:57 • Redação

"Há 25 anos, o Ruanda caiu em uma vala profunda. Hoje, somos um país de esperança e uma nação elevada", disse jovem nascido durante o genocídio que matou 800 mil pessoas.

A+ / A-

O Ruanda iniciou, no domingo, um período de luto nacional de 100 dias – o tempo que durou o genocídio de1994. O anúncio foi feito pelo Presidente Paul Kagame e a primeira-dama Jeannette Kagame, numa cerimónia em memória das vítimas que decorreu em Gisozi, na capital Kigali.

A homenagem começou com a deposição de flores, pelo Presidente, no memorial onde estão enterradas mais de 250 mil pessoas. Paul Kagame acendeu também a "Chama da Lembrança".

"Há 25 anos, o Ruanda caiu em uma vala profunda devido a uma má liderança; hoje, somos um país de esperança e uma nação elevada", afirmou Agnes Mutamba, de 25 anos, nascido durante o genocídio.

No evento, estavam presentes líderes de cerca de 20 países, entre eles, Chade, Congo, Djibuti, Níger, Bélgica, Canadá e Etiópia, bem como representantes de organizações como a União Africana e a União Europeia.

Entre abril e julho de 1994, depois do assassinato do terceiro Presidente da República do Ruanda, Juvénal Habyarimana, extremistas hutus davam início a um dos piores massacres da História da humanidade, fazendo cerca de 800 mil mortos, na sua maioria da etnia tutsi.

Passado um quarto de século da tragédia, ainda vão sendo encontrados corpos. No ano passado, autoridades em Ruanda descobriram sepulturas em massa com 5.400 corpos de vítimas do genocídio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+