Tempo
|
A+ / A-

7 dias para a saída

Mais de 3 milhões de britânicos já assinaram petição para travar Brexit

22 mar, 2019 - 07:37 • Redação com Reuters

Adesão à petição no site do Parlamento cresce a cada minuto. Líderes europeus não acreditam que Theresa May consiga convencer o Parlamento britânico a aprovar o acordo de saída da UE.

A+ / A-

Mais de 3 milhões de pessoas já assinaram uma petição no site do Parlamento britânico apelando ao Governo que revogue a saída da União Europeia.

A petição foi lançada na quarta-feira à noite e, desde então, o número de subscritores tem crescido a uma taxa média de 1.500 assinaturas por minuto, tendo mesmo chegado a mandar o site abaixo na quinta-feira. Em apenas três horas na manhã desta sexta-feira, mais de 300 mil eleitores fizeram o total de assinaturas ultrapassar os três milhões.

Uma vez que a participação já ultrapassou as 100 mil assinaturas, o Parlamento britânico terá de ponderar um debate sobre o assunto e o Governo terá de responder ao que é pedido pelos subscritores.

De acordo com os media britânicos, o número de assinaturas já recolhidas não tem precedentes desde que o site do Parlamento permite aos cidadãos apresentarem petições.

Líderes europeus pouco confiantes nas hipóteses de May

Na quinta-feira, a União Europeia (UE) concordou adiar o ‘Brexit’ até 22 de maio, caso Londres aprove o Acordo de Saída, ou até 12 de abril, caso o texto seja novamente chumbado. O Conselho Europeu rejeitou a proposta de Londres prolongar a data de consumação da saída até 30 de junho.

De acordo com a agência Reuters, citando fontes presentes no Conselho Europeu, os líderes da UE duvidam das hipóteses de Theresa May conseguir que o acordo de saída seja aprovado no Parlamento britânico.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, terá dito que, antes da ida de May a Bruxelas, acreditava que a primeira-ministra britânica teria dez por cento de hipóteses de vencer a votação no Parlamento. Depois de ouvir Theresa May, a estimativa de Macron terá descido para cinco por cento.

Ao que Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, terá respondido que Macron estava a ser “muito otimista”, relata a mesma fonte da agência Reuters.

Depois de conhecida a decisão do Conselho Europeu, a primeira-ministra britânica agradeceu aos líderes europeus, a decisão de aumentar o prazo para a saída do Reino Unido, afirmando que os deputados britânicos têm agora de decidir com clareza o caminho a seguir.

"Espero que estejamos todos de acordo de que agora estamos no momento das decisões", afirmou May aos jornalistas.

A primeira-ministra britânica garante que fará todos os esforços para aprovar o Brexit. Caso os deputados britânicos voltem a rejeitar o Acordo de Saída, a UE considera que o Reino Unido tem de apresentar um novo plano até 12 de abril.

Em 2016, mais de 17 milhões de britânicos votaram, em referendo, a favor da saída do Reino Unido da União Europeia; 16 milhões votaram em permanecer no bloco. No ano seguinte, Theresa May invocou o artigo 50º do Tratado de Lisboa para oficializar a intenção de sair da UE.

Mas os contratempos têm sido muitos e o acordo alcançado entre o Governo britânico e a União Europeia não colheu apoios entre os deputados britânicos. Apesar de tudo, a primeira-ministra tem sempre defendido “a vontade expressa do povo”.

[Notícia atualizada às 12h50 com novo total de assinaturas]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+