Tempo
|
A+ / A-

Ciclone Idai

Sobe o número de mortos em Moçambique. Reconstrução começa na Beira, mas alimentos tardam em chegar

21 mar, 2019 - 09:00 • Redação

Portugueses em Moçambique relatam o início da reconstrução das zonas destruídas pelo ciclone Idai.

A+ / A-
Moçambique. O lento reerguer da cidade da Beira
As imagens do lento reerguer da cidade da Beira

Veja também:


A cidade da Beira, em Moçambique, começa a ser reconstruída aos poucos, com os meios mínimos disponíveis. O relato é de Carla Oliveira, uma portuguesa residente na cidade.

"Já está a começar a ser reconstruída. Não a 100%, obviamente, não como deveria ser, mas estamos a reconstruir da forma como é possível, porque os meios que temos neste momento são mínimos", diz à Renascença.

Contudo, a ajuda internacional, em particular bens alimentares, está a tardar a chegar à cidade. "Dentro da cidade ainda não vi essa ajuda. As pessoas continuam a morrer de fome", constata Carla Oliveira, acrescentando que não estão a ser distribuídos alimentos naquela que é a segunda maior cidade moçambicana.

A Beira foi uma das cidades mais afetadas pelo ciclone Idai. Quando, há uma semana, o Idai atingiu o centro de Moçambique, os cerca de 500 mil residentes na Beira ficaram sem energia e linhas de comunicação, que começam agora a ser restabelecidas.

O último balanço do governo moçambicano, feito esta quinta-feira, aponta para 217 mortos e mais de mil feridos. Segundo as autoridades, cerca de três mil pessoas já foram salvas, mas outras 15 mil ainda aguardam o resgate.

Corrida contra o tempo em Moçambique para salvar vidas e abrir vias de comunicação
Corrida contra o tempo em Moçambique para salvar vidas e abrir vias de comunicação

Apesar do cenário de destruição, a vontade de grande parte da comunidade portuguesa é de ficar na cidade e ajudar na reconstrução. "Todas as pessoas com quem eu contacto, a vontade é de permanecer e lutar pelos seus bens e pelas pessoas", conta Romeu Rodrigues, que esteve na cidade da Beira nos últimos dias.

"Para as pessoas que já estão há muito tempo no país, não é fácil ver esta destruição", admite. "Sinto-me na obrigação de ajudar".

Outro português, Tiago Coucelo está a coordenar os projetos da Fundação Fé e Cooperação em Moçambique. Depois de suprir as necessidades básicas, a Fundação quer ajudar na reconstrução das mais de 600 salas de aulas que ficaram destruídas. Neste momento, diz, há cerca de 14 mil crianças sem aulas, "seja porque as escolas estão a ser utilizadas como espaços de acolhimento e de abrigo, seja porque foram mesmo destruídas".

Para esta fundação é importante que o acesso à educação seja restabelecido tão rapidamente quanto possível. "Nesta fase posterior, que não pode demorar muito tempo, vamos fazer um levantamento de estruturas danificadas e possibilitar a estas crianças um regresso à normalidade e acesso à aprendizagem", diz Tiago Coucelo à Renascença.

Moçambique. Português na Beira descreve cenário de destruição
Moçambique. Português na Beira descreve cenário de destruição

O ministro dos Negócios Estrangeiros confirmou que 30 portugueses estão por localizar após a passagem do ciclone por Moçambique e que, até ao momento, não há notícia de mortos ou feridos entre a comunidade lusa.

O primeiro C130 da Força Aérea Portuguesa partiu esta madrugada para a cidade da Beira, em Moçambique, uma das zonas mais devastadas pelo ciclone Idai.

O aparelho leva uma força militar de reação rápida, formada por 35 militares e também por uma equipa cinotécnica da GNR.

Este primeiro grupo será constituído por fuzileiros com botes, que um papel fundamental no resgate das populações isoladas e em situação de grande perigo.

A equipa é composta ainda por um oficial de engenharia do Exército, que vai "identificar as necessidades mais prementes de restabelecimento de comunicações".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+