Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cazaquistão muda nome da capital pela terceira vez (em honra do "Pai da Nação")

20 mar, 2019 - 17:03 • Lusa com Redação

Após 30 anos na liderança do país, Nursultan Nazarbaiev abdicou do cargo. Vai manter poderes alargados e, em sua honra, a capital passa a chamar-se Nursultan.

A+ / A-

O Parlamento do Cazaquistão aprovou esta quarta-feira a proposta do Presidente interino Kassym-Jomart Tokaiev de renomear a capital do país, Astana, com o primeiro nome do seu predecessor, o Presidente Nursultan Nazarbaiev, que renunciou ao cargo na terça-feira.

"Astana é agora, oficialmente, renomeada como Nursultan", informou a agência de notícias estatal Kazinform.

Esta é já a terceira vez, após a dissolução da URSS e consequente independência do Cazaquistão, que o nome da capital é alterado: a cidade foi fundada em 1824 com o nome de Akmolinsk; em julho de 1994 o nome original da cidade passa a ser Akmola; em dezembro de 1997, Akmola tornou-se a capital do Cazaquistão e o nome alterou-se para Astana.

Na terça-feira, Nursultan Nazarbaiev, de 78 anos, anunciou a demissão, após cerca de 30 anos na liderança deste país da Ásia Central, confrontado com uma crescente contestação social.

O ex-líder vai manter poderes alargados após a renúncia, devido a uma lei votada em 2018 e ao estatuto de "Pai da Nação", que lhe garante imunidade judicial e uma função influente.

Nursultan Nazarbaiev assumiu o poder no Cazaquistão em 1989, quando o país ainda mantinha o estatuto de república soviética e na qualidade de primeiro-secretário do Partido Comunista, e conservou o poder após a independência, em 1991, na sequência da desagregação da antiga URSS.

A filha do antigo Presidente, Dariga Nazarbaieva, foi também eleita para liderar o Senado deste país da Ásia Central, informaram esta quarta-feira os media estatais. A candidatura de Nazarbaieva foi apresentada por Kassym-Jomart Tokaiev, horas depois de ter sido empossado, e foi aprovada por unanimidade.

Kassym-Jomart Tokaiev, por sua vez, vai ocupar a Presidência interina do país até a próxima eleição prevista para abril de 2020.

Com quase três milhões de quilómetros quadrados, mas menos de 20 milhões de habitantes, o Cazaquistão é a maior economia da Ásia Central. No entanto, a economia também foi muito afetada pela queda dos preços do petróleo e os reflexos das sanções ocidentais aplicadas ao vizinho russo, que motivaram designadamente a queda da moeda cazaque.

O Cazaquistão integra a Comunidade de Estados Independentes, a organização intergovernamental regional de dez repúblicas pós-soviéticas da Eurásia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+